O secretário de infraestrutura do Estado, Carlos Hassler, apresentou nesta quinta-feira os investimentos realizados na Serra Dona Francisca durante o ano e as ações previstas em curto e longo prazo para a SC-418. Entre eles, está a instalação de um radar no trecho da serra.
Continua depois da publicidade
Em relação à revitalização da serra, o secretário apontou que a reivindicação não está entre as prioridades do Estado no momento porque há outras rodovias em situação pior que terão preferência nos investimentos de recursos. O secretário apontou a necessidade de fazer uma recuperação total da serra, incluindo o conserto do traçado de curvas muito perigosas.
Durante a reunião, ele afirmou que se hoje fossem realizadas apenas obras de melhorias no asfalto, sem investir também em ações de segurança para os motoristas, haveria o risco de acontecer ainda mais acidentes e mortes na rodovia.
— Está se provando, pelos acidentes e o tráfego da via, a necessidade da recuperação. Então, vamos fazer só que isso demanda tempo de projeto, licitação, execução. Em menos de um ano não fica pronto, mas já vamos dar encaminhamento para o início dos projetos — contou.
Além das ações previstas para o futuro, o secretário ainda apresentou as obras que já foram realizadas desde o início do ano, quando ele assumiu a pasta da infraestrutura. Ele citou que foram retomadas ações de manutenção que estavam paradas e ainda estão sendo feitas medidas de segurança de forma gradativa, como a sinalização vertical (placas) e horizontal (tachões e pintura de faixas), instalação de guardrails e de sonorizadores na primeira curva da serra – o mesmo deve ser feito em outras curvas.
Continua depois da publicidade