Quase um ano depois do início dos trabalhos, a obra de revitalização da Rodovia Jorge Lacerda, a SC-412, chegou à marca de 30% de execução do cronograma. Na próxima semana completa um ano que a empresa vencedora da licitação, a Almeida & Filho Terraplanagem, do Rio de Janeiro (RJ), instalou-se no canteiro para iniciar os trabalhos dias depois na rodovia.

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A obra prevê a revitalização de um trecho de 25 quilômetros entre Itajaí e Gaspar, com duração prevista de um ano e meio, contando da assinatura da ordem de serviço, que ocorreu em 22 de junho do ano passado. Nesses primeiros 12 meses de trabalho, alguns entraves com desapropriações de terrenos e retirada de postes e tubulação atrasaram o andamento em pontos considerados mais complexos.

Um exemplo disso é o trecho inicial da rodovia, próximo ao trevo com a BR-101, em Itajaí. Nesse ponto, uma extensão de 1,8 quilômetros terá não somente a revitalização, mas também a duplicação da pista, em função do alto volume de carros e caminhões que circulam em direção à rodovia federal e às empresas de logística instaladas no local.

Neste lugar, etapas como desapropriações e trabalhos de drenagem e pavimentação devem exigir mais tempo de execução. Ali perto, no Km 4, a obra também ficou parada e sem asfalto na via por diversas semanas à espera da substituição de postes em um trecho em que a pista foi elevada em cerca de um metro para evitar alagamentos durante períodos de cheias.

Os trabalhos atualmente se concentram na região do Km 20, próximo à empresa Bunge. Por ali, um trecho de 1,3 quilômetro terá, além da pista revitalizada, vias marginais para a passagem do fluxo local de veículos e de caminhões que acessam a companhia.

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O secretário da Agência Regional de Desenvolvimento (ADR) de Blumenau, Miguel Ângelo Soar, acredita que será possível cumprir o prazo e entregar a pista central revitalizada até dezembro. No entanto, os trechos em que está prevista a duplicação ou vias marginais, como em Itajaí e Gaspar, já é certo que os trabalhos avançarão para 2019 – a ADR diz que ainda não há prazo de quanto tempo mais será necessário para a conclusão.

– O principal benefício para a comunidade será a segurança no trânsito para quem circula naquela rodovia, todos os esforços são no sentido de transformar a rodovia para trazer mais segurança a quem transita – enaltece.

A concessão ainda não foi discutida

A obra estava orçada inicialmente em R$ 33,5 milhões. Segundo o secretário regional, após este primeiro ano, um aditivo de 7% já foi autorizado– o que corresponde a R$ 2,3 milhões do valor total definido na licitação. Soar diz que são feitas reuniões semanais sobre o andamento da obra, mas que até o momento a concessão da rodovia não foi colocada em pauta em nenhuma dessas discussões. No início deste mês, o governo federal tornou o projeto da cessão deste trecho da SC-412 à iniciativa privada apta a participar do programa de concessões, ao lado de outra rodovia importante para o Vale, a BR-470. Os próximos passos seriam a realização de audiências públicas e a elaboração do edital de concessão do pacote de rodovias, que tem lançamento estimado para o segundo semestre de 2019.