O dono do mercado e açougue Agatha, Luciano Fernandes Madalena, 35, há um mês e meio observa a movimentação para as obras de revitalização da avenida Governador Ivo Silveira, em Capoeiras, parte continental de Florianópolis. A via, que fica em frente ao estabelecimento dele, receberá reparos da Secretaria Municipal de Obras. A obra orçada em R$ 8,8 milhões, vindos da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), teve início em 12 de março com a restauração e adequação da geometria da via.

Continua depois da publicidade

Acompanhe todas as notícias da Grande Florianópolis

Mas o comerciante ainda tem dúvidas sobre o projeto realizado na principal via do Continente, que faz ligação da saída da ponte Colombo Salles com os bairros Campinas e Kobrasol, no município de São José:

– Estou vendo eles mexerem no canteiro, mas até agora foi só isso. Andei conversando com os trabalhadores e eles me disseram que terá ciclovia lá do outro lado – diz Luciano, apontando para o lado esquerdo da via, sentido ponte.

Continua depois da publicidade

Avenida Ivo Silveira, em Capoeiras, tem trânsito alterado durante uma semana

O vendedor Jorge Rita, 56, que tem comércio no local há 10 anos, compartilha as dúvidas do vizinho. Ele ainda questiona as alterações do canteiro central:

– Eu acho que diminuir o canteiro não será muito bom para a mobilidade urbana e o trânsito da cidade, que já estão um caos. E outra: como irão fazer uma parte exclusiva para ônibus se diminuíram a via? Mas a obra é necessária, essa é a primeira vez que vejo algo sendo feito aqui – conta.

O comerciante Luciano Fernandes Madalena acompanha de perto a obra. Foto: Betina Humeres/Agência RBS

Continua depois da publicidade

Promete entregar até o fim do ano

O secretário municipal de Obras, Rafael Hahne, explica que não haverá diminuição da largura das vias:

– Na verdade, estamos deslocando o canteiro para o lado oposto onde será a ciclovia. Precisamos dar espaço. Então as duas pistas de cada lado serão mantidas, uma delas será preferencial aos ônibus. As calçadas, que serão compartilhadas, também serão revitalizadas – explica.

Também está sendo realizada a fresagem (uma espécie de raspagem) da capa asfáltica, que será recapeada na sequência. A intervenção já foi percebida pelo comerciante Luciano.

Continua depois da publicidade

– O asfalto aqui deste lado já foi melhorado, porque era todo esburacado – reconhece.

– Os trabalhos estão acontecendo mais no período noturno, principalmente o asfaltamento. Sabemos que há transtornos no trânsito, mas é necessário. A obra será importante para a região – explica o secretário municipal de Obras, Rafael Hahne, que também orienta a população a buscar rotas alternativas até o fim da obra, previsto para novembro.

Valor da obra: R$ 8,8 milhões

Prazo para entrega: Novembro de 2015

O que será feito

– Repavimentação asfáltica;

– Drenagem;

– Calçada compartilhada com ciclovia;

– Faixa preferencial para transporte público;

– Sinalização horizontal (pintura) e vertical (placas);

– Melhoria na iluminação pública.