Bellezas Naturaes de Santa Catharina“. Assim mesmo, com a grafia estranha para os tempos atuais, a revista de humor O Malho anunciava o início de cinco páginas de fotos do Estado. Ao todo, 26 imagens mostravam paisagens e o casario de uma Florianópolis de quase um século atrás. A edição de 3 de janeiro de 1920, portanto de 94 anos, trouxe a reportagem “Santa Catharina e seu governo“.

Continua depois da publicidade

Dizia o texto que: “Em todos os municipios foram realisados melhoramentos de ordem material e a capital recebeu os primeiros golpes contra a sua estructura de cidade colonial“. Era a descrição alvissareira – ou irônica? – da história recente de uma Santa Catarina que, de acordo com a reportagem, seria uma potência em cinco anos.

Foto: reprodução O Malho / Acervo Biblioteca Nacional

Continua depois da publicidade

O ultimo emprestimo vae ter applicação tão intelligente que, quem conhece as necessidades de Santa Catharina, não errará vaticinando-lhe para dentro de cinco annos uma situação economica das mais solidas e prosperas“. A reportagem também mostrava fotos da alta sociedade de Florianópolis e de nomes importantes do comércio de Santa Catarina.

Mas não foi só a capital que esteve estampada nas páginas do jornal O Malho. São Francisco do Sul também teve lugar em 1923, quando foram publicadas fotos do grupo Escoteiros do Mar e do recém-construído Abrigo do Pescador (imagem ao lado). As reportagens do jornal O Malho podem ser consultadas no acervo digital da Biblioteca Nacional, no link sobre periódicos (hemerotecadigital.bn.br).

O Malho foi uma revista de humor que ironizava principalmente a política feita no Rio de Janeiro do século passado

Continua depois da publicidade