Nadando contra a maré da crise no mercado econômico e do aumento do dólar estão os carros de luxo _ conhecidos como premium. Os veículos fazem sucesso entre os consumidores de Blumenau.
Continua depois da publicidade
Os motivos pela escolha são diversos, tanto pelo conforto de um carro de luxo, com todos os seus opcionais, quanto pela segurança e estabilidade dos modelos. Cada marca tem suas estratégias de comercialização e público, mas todas concordam que o catarinense está mais ousado.
Em Blumenau, existe até fila de espera para os mais procurados e aqueles que ainda não chegaram em terras brasileiras. Entre os modelos de luxo, a briga é entre as marcas tradicionais como Land Rover, BMW, Mercedes-Benz e Audi.
Ano passado, as concessionárias da Audi em Santa Catarina tiveram um crescimento de 30% comparado ao ano de 2010. Em números, 400 carros de luxo da marca foram vendidos em todo o estado. Em 2010, este número chegou a 280 veículos.
Somente em Blumenau 180 carros foram vendidos em 2011, média de um carro a cada dois dias. Hoje, os carros mais procurados ainda são os modelos A4 e o A1.Para o lançamento SUV Audi Q3, por exemplo, que chega na loja apenas no mês de junho deste ano, há fila de espera e vendas programadas até julho. Com o crescimento, um novo ponto de venda foi instalado na cidade.
Continua depois da publicidade
Para o presidente da Audi no Brasil, Paulo Kakinoff, o crescimento nas vendas de carros de luxo em Blumenau e região é justificado pela descendência alemã e a preferência por produtos de qualidade como um todo.
O público busca qualidade e tecnologia nos produtos, é fiel e além da tecnologia dos carros busca novidades no mercado e está disposto a investir. O consumidor destes veículos preza pelo conforto e pela qualidade do produto.
Veja a matéria completa no Jornal de Santa Catarina desta segunda-feira.