O desabafo do cantor Armandinho admitindo problemas com alcoolismo trouxe à tona a importância de discutir a doença. Em um post na rede social Instagram, feito na quarta-feira, o músico escreveu que o álcool o deixa agressivo, pediu desculpas e o apoio dos fãs. O texto repercutiu rapidamente: mais de 13 mil pessoas curtiram a postagem e deixaram palavras de incentivo ao artista.

Continua depois da publicidade

Para especialistas, reconhecer publicamente a doença é positivo: admitir o problema é o primeiro passo no longo processo de recuperação. Para Alessandro Alves, diretor científico da Associação Brasileira de Álcool e Drogas (Abrad), esse tipo de iniciativa é fundamental. Diferente de outras doenças, o alcoolismo é às vezes tratado com preconceito e associado à fraqueza, o que gera receio dos dependentes em falar publicamente.

– Ao expor o problema, as pessoas em volta podem tomar alguns cuidados como não oferecer álcool. Pessoas públicas que se colocam nesta situação ajudam outras a seguirem o exemplo.

Daniela Ribeiro Schneider, doutora em Psicologia Clínica e professora da Universidade Federal de Santa Catarina, reforça que admitir o problema é o primeiro passo e demonstra que fases como a negação foram ultrapassadas. Para a especialista, a grande dificuldade em admitir a dependência reside na própria cultura ocidental, na qual o álcool faz parte do lazer e da vida social.

Continua depois da publicidade

Comportamento agressivo, esconder o consumo e evitar atividades que não envolvam bebida podem ser sintomas. Para Dartiu Xavier da Silveira, coordenador do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o principal indicador é a incapacidade de controlar o consumo. Ele lembra que em todos os casos é necessário uma avaliação médica para diagnosticar a dependência que atinge 15% das pessoas que ingerem álcool.

Galera agora o papo é sério!!! De alguns dias pra cá voltei a beber. Enlouquecí!!! O Álcool me deixa agressivo e me faz muito mal. Preciso de ajuda e peço perdão a quem eu tenha atingido com meus posts. Já estou amparado agora, e tudo voltará ao normal. A vida de artista é pesada pra mim, mas nunca vou desistir. Preciso de ajuda só isso. Quero paz e harmonia para todos. Mais uma vez Perdão!

Na noite desta quinta-feira, Armandinho postou uma imagem de uma reportagem e se manifestou: “Orgulho de ser humano!! Posso ajudar muita gente!!!Obrigado!!!”

Continua depois da publicidade

Ícone da música praiana

Com atuações históricas no Planeta Atlântida, Armandinho mantém grandes hits nas memórias de gaúchos e catarinenses que já frequentaram o maior evento de música do Sul do país.

Armandinho, 44 anos, nasceu em Porto Alegre em 22 de janeiro de 1970 e hoje mora no litoral catarinense.O músico lançou seu primeiro álbum solo em 2002, de nome “Armandinho” e uma de suas músicas mais marcantes veio no álbum “Casinha”, de 2004: O hit “Desenho de Deus” emplacou alguns anos depois. Em 2006, Armandinho lançou seu CD ao vivo, gravado em Balneário Camboriú, em Santa Catarina e foi com esse disco que o artista obteve um reconhecimento nacional.

Em 2008 lançou seu 3º álbum de estúdio, o “Semente”. Em 2009, o cantor lançou um CD totalmente independente, o “Armandinho Vol.5” de produção própria.

Continua depois da publicidade