Blumenau se prepara para uma festa de Réveillon depois de dois anos sem poder celebrar a chegada do Ano-Novo com festa por causa da pandemia de Covid-19. A expectativa da Secretaria de Turismo e Lazer é reunir cerca de 80 mil pessoas na Avenida Beira-Rio, no Centro, entre a noite de sábado (31) e madrugada de domingo (1º) para celebrar o início de 2023.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Para atrair este público e lotar as principais ruas do Centro da cidade, o município, além de preparar a queima de fogos de sete minutos, saindo de três diferentes lugares, também contratou a dupla sertaneja Marcos e Belutti. Para trazer a atração nacional e fazer o show pirotécnico com a mesma duração de grandes cidades, o investimento para o evento é de R$ 625 mil.
Por conta da festa da virada, o trânsito terá alterações e o transporte coletivo também. Confira abaixo as mudanças, bem como a programação de shows e da queima de fogos.
Alterações no trânsito
No sábado (31), a partir das 5h, a Ponte de Ferro estará interditada para a instalação dos equipamentos de fogos de artifício.
Continua depois da publicidade
A Avenida Beira-Rio será fechada mais tarde, às 18h, desde a Ponte Adolfo Konder até a Ponte de Ferro, para a concentração de pessoas que vão acompanhar a queima de fogos e o show da virada. A interdição ocorre também nas vias do entorno da prefeitura.
Caso seja necessário, a partir das 22h, o trecho entre a ponte Adolfo Konder (que liga o Centro à Ponta Aguda) e a ponte próximo ao Biergarten também será interditado. Neste período todo o trânsito será liberado pela Rua XV de Novembro e pela Avenida Martin Luther, que fica liberada a partir da Rua Tocantins.
Após a festa, ainda será feita a limpeza das vias para liberação do trânsito.

Horários de ônibus especiais
Por conta das interdições no trânsito, no sábado (31), a partir das 18h, os ônibus da linha Troncal 11 e das linhas alimentadoras 508 – Rep. Argentina e 607 – Nova Esperança fazem alguns desvios no itinerário, pois os pontos de embarque e desembarque da Avenida Beira-Rio ficam desativados, bem como o ponto da Rua das Palmeiras, em frente à Celesc.
As linhas terão parte dos itinerários alterados para o seguinte trajeto: Terminal Fonte / Rua Amazonas / Rua Oscar Jenichen e Alwin Schrader / Rua Itajaí / Rua São Bento / Rua República Argentina / Rua das Missões e após este trecho seguem os itinerários habituais.
Continua depois da publicidade
Na ocasião, os passageiros poderão utilizar o ponto de ônibus no início da Rua Oscar Jenichen, onde as linhas descritas acima fazem parada para o embarque e desembarque.
Já as linhas troncais 10, 12, 15, 30, 31 e 32, que também desviam os itinerários sem passar nos pontos da Avenida Beira-Rio, vão fazer o seguinte trajeto: Terminal Fonte / Rua Amazonas / Rua 15 de Novembro / Rua Amadeu da Luz / Rua 7 de Setembro, seguindo itinerários normais a partir deste trecho.
Diante disso, alguns pontos provisórios serão definidos para o embarque e desembarque de passageiros. Confira os locais abaixo:
Rua XV de Novembro
- Na altura do nº 550 , em frente ao Edifício Catarinense;
- Na altura do nº 1.290, em frente ao Bremen Zenter.
Continua depois da publicidade
Rua Amadeu da Luz
- Na altura do nº 100, em frente ao Edifício Califórnia Center.
Programação de shows do Réveillon 2023
18h – Abertura com som mecânico
20h – Banda Malibu
23h – Bênção ecumênica
23h30min – Marcos e Belutti
0h – Queima de fogos
0h15min – Marcos e Belutti
2h – Encerramento
Queima de fogos
O Réveillon de Blumenau terá queima de fogos em três locais diferentes.
O show pirotécnico ocorrerá simultaneamente na Ponte de Ferro, no Museu da Água e na Prainha. Serão sete minutos de espetáculo de luzes no céu, um minuto a mais do que na última festa da virada. Os fogos comprados serão de baixo ruído.