A mudança nas condições do tempo prevista para ocorrer a partir de sexta-feira em Santa Catarina pode suspender a próxima etapa da reforma da Ponte Hercílio Luz. O Departamento de Infraestrutura do Estado (Deinfra) e a Teixeira Duarte, empresa responsável pela obra, haviam programado elevar o vão central em mais 40 centímetros com 54 macacos hidráulicos a partir da noite de sexta em quatro dias não consecutivos.

Continua depois da publicidade

Pela previsão da Epagri/Ciram, a manhã será de sol e aumento de nuvens em todas as regiões. À tarde e à noite devem ocorrer pancadas de chuva, temporais localizados com descarga elétrica, granizo e rajadas de vento devido a uma nova frente fria. A previsão da central de meteorologia da NSC Comunicação é de que a sexta será de sol, muitas nuvens e calor, com a previsão de chuva no final do dia. Pode haver granizo na Capital, mas a condição é mais propícia para ocorrer no interior do Estado. Como o calor será intenso durante o dia e atmosfera em altitude ainda estará fria, o granizo pode se formar.

Diante dessa possibilidade, a equipe técnica da obra vai se reunir com a Defesa Civil na sexta-feira de manhã, às 10h, para decidir pela manutenção ou adiamento da transferência. Em fevereiro deste ano, quando o vão central foi elevado em 13 centímetros, choveu durante parte dos serviços. Por conta do vento forte, o trabalho teve de ser adiado por uma hora. Mas, depois que a chuva diminuiu, os operários deram continuidade à operação.

Na segunda quinzena de outubro, após a elevação, inicia a retirada dos pendurais, barras verticais do vão central usadas para suportar as barras de olhal. O trabalho vai se estender até o começo de novembro e fará as duas torres cederem entre 7 e 9 centímetros cada uma. Para isso, oito cabos de estaiamento foram instalados. Eles vão segurar as torres durante as retiradas das peças. Em três semanas, apontam os engenheiros da Teixeira Duarte, essa etapa estará pronta.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Por dentro da Ponte Hercílio Luz: veja detalhes da obra de reforma