A circulação de animais de grande porte em ruas e espaços públicos de São José será tema de reunião pública nesta quinta-feira (29/6) na Câmara de Vereadores do Município. A iniciativa é do vereador Antônio Lemos e visa combater o problema, que tem causado mortes, acidentes com sequelas permanentes e vários transtornos e riscos para a população.
Continua depois da publicidade
Novas reuniões devem ser agendadas, com a presença do Ministério Público, para discutir o assunto e achar soluções práticas. Para o vereador, é necessária uma ação objetiva do poder público no sentido de aplicar sanções efetivas e imediatas, evitando o desrespeito à lei e a reincidência dos proprietários dos animais.
— Tratar do tema de zoonoses em São José vai além do cuidar da proteção e bem estar dos animais; é também uma questão de segurança e saúde para os cidadãos josefenses — enfatizou.
Em abril deste ano, um homem morreu após bater de motocicleta em um cavalo. O acidente aconteceu na Rua Acelino Pereira, no bairro Potecas. Moradores reclamam de animais abandonados no bairro.
Continua depois da publicidade
Foram convidados para participar da reunião representantes das secretarias de Segurança, Defesa Social e Trânsito; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Saúde; Guarda Municipal; OAB; e ONGs de proteção aos animais.