Uma reunião nesta quinta-feira, em Blumenau, discutirá a conclusão do Dique da Fortaleza. A estrutura, que evitará alagamentos na região, está em obras desde 1995. Agora, a Defesa Civil do Estado vai disponibilizar R$ 1,1 milhão para que a construção seja concluída. Representantes do município e da Defesa Civil do Estado vão participar do encontro.

Continua depois da publicidade

Situada na Rua 2 de Setembro, a obra necessita do quadro de comando, instalação da rede de alta tensão da Celesc e aquisição dos capacitores para ser concluída. O objetivo do Estado e do município é que as obras sejam retomadas o quanto antes. Em setembro, quando houve uma nova enchente, moradores questionaram a falta do dique. O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, chegou a montar um dossiê sobre o assunto para buscar auxílio financeiro nos governos estadual e federal.

A proposta de construção surgiu após a enchente de 1992, quando o rio atingiu 12,8 metros. A construção da estrutura começou em 1995, mas foi interrompida por falta de recursos. Em 2002, vândalos furtaram a bomba de água e as obras pararam. Os trabalhos foram retomados cinco anos depois. O dique deveria ter ficado pronto em novembro do ano passado, mas faltou a contrapartida do município.