Uma reunião de trabalho às 14h de hoje, no escritório da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em Itapema, vai começar a definir as soluções para dar mais segurança ao trânsito nas marginais da BR-101. A discussão é resultado do encontro realizado na semana passada, em que a comunidade apresentou reivindicações a ANTT, Autopista Litoral Sul e prefeitura de Itapema. Os moradores cobram melhorias principalmente nos acessos aos bairros Taboleiro e Casa Branca, e alguns protestos já foram feitos nesses locais para chamar atenção das autoridades.

Continua depois da publicidade

Agente de Saúde no Taboleiro, Maria Teresa Martinez tomou a frente da causa e tem mobilizado a população em torno do movimento. Ela foi uma das responsáveis pela reunião no começo de julho e acredita que o debate deve produzir ações práticas. O maior pedido é por redutores de velocidade ao longo das marginais, além de melhores sinalizações em diversos trechos. Maria Teresa destaca que as regiões dos trevos são perigosas, registrando diversos acidentes, inclusive com mortes.

– A reunião foi muito positiva e acredito que a Autopista entendeu a situação, quero crer nisso. Eles constataram que nossa reclamação é devida e que o trânsito ali é complicado – afirma.

Comissão

Participam da reunião em Itapema uma comissão formada por dois representantes do poder público (que devem ser técnicos da Secretaria de Gestão Urbana), um representante da ANTT, um da Autopista e dois da Câmara de Vereadores. Com base em relatórios da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar, esse grupo vai propor soluções para os túneis de acesso ao Taboleiro e Casa Branca. Uma das alternativas é o uso de mini-rótula, que terá a viabilidade e a funcionalidade avaliadas.

Continua depois da publicidade

Novos equipamentos de segurança e as questões de sinalização também entram na pauta. Na última semana o representante da ANTT, especialista em Regulação, Gilmar Cardoso, afirmou que a agência estuda a possibilidade de instalar controladores eletrônicos em ambos os lados das marginais da 101.

Já está agendado ainda um novo encontro para o dia 6 de agosto. Nesse dia serão apresentadas efetivamente as ações previstas, inclusive com um cronograma dos trabalhos. A responsabilidade pelas marginais é da ANTT e da Autopista, mas a prefeitura já informou que, se necessário, dará apoio à execução das melhorias. A comunidade também já se manifestou sobre os compromissos firmados e organiza um novo protesto se o prazo para as respostas não for cumprido, prometendo fechar a praça de pedágio de Porto Belo.

A reportagem do Sol Diário tentou entrar em contato com ANTT e Autopista, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.

Conscientização do motorista é importante, diz PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também afirma que há necessidade de reforçar a segurança das marginais em Itapema, incluindo melhorias na sinalização e equipamentos. O inspetor João Atadeu de Melo comenta que a situação é mais delicada nos trevos em razão do fluxo de veículos, principalmente em horários de pico. Para ele, porém, apenas as boas condições de infraestrutura não vão ser suficientes para reduzir o número de acidentes.

Continua depois da publicidade

– Os acessos aos bairros Casa Branca e Taboleiro não são naturalmente perigosos, porque são áreas planas, com visibilidade. Então a sinalização é importante, mas também precisamos que os motoristas se conscientizem e dirijam com mais cuidado – pondera.

Técnicos da Autopista e da ANTT verificaram in loco algumas questões da segurança no tráfego e esses dados serão levados à reunião de hoje à tarde. O objetivo é juntar essas análises às informações da PRF e PM para dar embasamento às propostas de soluções.