Nesta segunda-feira, os integrantes do movimento Bom Senso F.C. se reuniram no escritório da agência WMcCann, do publicitário Washington Olivetto, em São Paulo, para debater melhorias no calendário do futebol brasileiro. Após o encontro, o goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, falou que os atletas, que representam os 300 membros da instituição, discutiram alguns pontos e separaram cinco mais importantes, sendo o pouco espaço para férias e para a pré-temporada o mais urgente.

Continua depois da publicidade

– Acho que há um princípio, uma tentativa de ajuda ao futebol brasileiro por parte dos atletas. Porque um período de férias, de pré-temporada, é bom para quem assiste, e eu creio que as partes interessadas veem necessidade – afirmou Ceni.

Para o ídolo e capitão do São Paulo, é possível conciliar os interesses de todas as partes e enxugar o calendário sem que as transmissões da televisão sejam prejudicadas.

– Eu espero que seja algo que traga coisas positivas não só para a nossa classe, tendo transmissões toda quarta-feira e domingo, como a gente já tem, mas de repente começando uma rodada mais cedo, na quarta, que vá até o fim de semana para agradar o principal patrocinador do futebol brasileiro, que é a televisão.

Na saída da reunião, o atacante Edu, revelado pelo São Paulo e com passagem pelo Internacional, explicou a ideia dos participantes, negando que haja intenção de entrar em conflito com os organizadores do calendário.

Continua depois da publicidade

– Acho que a gente está tentando fazer uma situação que ajude a todos, não só os jogadores. Eu joguei muito tempo fora do Brasil e vivi muito do que os jogadores passaram aqui. Estamos aqui jogando contra ninguém. O intuito nosso é uma reunião, é um contato com pessoas que respondem pelo futebol brasileiro no intuito por essa melhoria – disse o jogador, atualmente sem clube.

Além de Ceni e Edu, Barcos e Dida, do Grêmio; Alex, Deivid e Lincoln, do Coritiba; Gilberto Silva, do Atlético-MG; Fabrício e Jadson, do São Paulo; Rafael Moura, Gabriel, Juan e Alex, do Internacional; Bruno, do Palmeiras; Corrêa, da Portuguesa; Edu Dracena, do Santos; Paulo André, do Corinthians, e Paulo César, sem clube, assinaram documento divulgado após a reunião desta segunda. Alguns jogadores de times do Rio de Janeiro participaram por video-conferência.

O Bom Senso F.C. é um movimento criado por jogadores para, a princípio, discutir o calendário do futebol nacional. A ideia surgiu depois que a Confederação Brasileira de Futebol, a CBF, divulgou o calendário de 2014 com os estaduais começando somente 34 dias após o fim do Campeonato Brasileiro deste ano.

De acordo com comunicado emitido nesta segunda, o calendário do futebol nacional, as férias dos atletas, o período de pré-temporada, o “Fair Play financeiro” – jogadores querem uma norma para barrar a participação de clubes que não estão com os salários em dia com os atletas, como acontece em alguns países da Europa -.e a participação de representantes dos jogadores nos conselhos técnicos das entidades que regem o futebol são os pontos que precisam ser discutidos com a entidade gestora do esporte bretão.

Continua depois da publicidade