Vereadores e representantes da prefeitura se reuniram nesta sexta-feira (15) para debater a situação do Restaurante Popular de Florianópolis, que fica no Centro da Capital. A maior causa de reclamações de moradores e comerciantes da Avenida Mauro Ramos, onde fica o restaurante, é a quantidade de pessoas em situação de rua. A sensação de insegurança e a limpeza também foram citadas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Estas situações foram levantadas em uma pesquisa feita entre os dias 12, 13 e 14 de março, abordando sobre os principais problemas causados pelo restaurante popular, foi respondido por residentes ou comerciantes da região. Ao todo, 155 respostas alegaram que a causa era a quantidade de pessoas em situação de rua; 149, a sensação de insegurança; 110, problemas de limpeza; e 40 afirmaram que a causa estava no excesso de barulho.
O secretário de Assistência Social de Florianópolis, Leandro Lima, afirmou que o Restaurante Popular é uma importante ferramenta de segurança alimentar da cidade, garantindo o acesso a dezenas de famílias fragilizadas socialmente.
— Isso é um programa do qual não podemos abrir mão — pontuou.
Continua depois da publicidade
O debate envolveu também membros da sociedade civil, Polícia Militar de Santa Catarina, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Pública, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Coordenador Restaurante Popular, e síndicos dos prédios da região.
A reunião serviu para debater e propor possíveis políticas públicas para o lugar, e o que é possível fazer para melhorar a segurança no local.
Segundo a vereadora Maryanne Mattos (PL), os destaques dos encaminhamentos foram manter reuniões como esta. A prefeitura também deve verificar quais são as políticas públicas que vão ser feitas para melhorar a situação citada por moradores.
Leia também
Criminosos assaltam, tentam incendiar e atiram contra ônibus em Florianópolis
Homem mostra quanto ganha trabalhando como motorista de aplicativo em Florianópolis