Especulações que há meses correm entre os fiéis católicos ganharam força nesta semana com o anúncio de uma entrevista coletiva para esta quarta-feira no escritório do bispo Dom José Negri, na cúria diocesana. Ao lado dele estarão alguns padres, entre eles o pároco da Catedral São Paulo Apóstolo e vigário geral diocesano, João Bachmann.

Continua depois da publicidade

São sobre o carismático religioso as conversas que circulam nos bastidores. Uma pessoa próxima a Bachmann afirma que ele teria sido sondado para uma nomeação de bispo em Rio do Sul. A informação foi confirmada por um religioso local, mas Dom José disse terça-feira à noite que a transferência não ocorrerá. O bispo reforçou que o tema da entrevista é secreto. Questionado se a notícia seria boa, disse que todos saberiam nesta quarta-feira.

Uma das coincidências sobre o assunto é que a coletiva ocorrerá numa quarta-feira, dia em que o Vaticano anuncia as nomeações, conforme a secretaria da Nunciatura Apostólica no Brasil – espécie de embaixada do Vaticano no país, com sede em Brasília. Outra é o fato de Bachmann ter agendada uma missa na Catedral São João Batista, em Rio do Sul, às 19h desta quarta-feira.

O atual bispo de Rio do Sul é Dom Augustinho Petry. Ele completou 76 anos em agosto e, de acordo com as diretrizes católicas, já tem idade para se aposentar – o mínimo é 75 anos. Assim como em Blumenau, a possibilidade de substituição é comentada nos bastidores, mas oficialmente ninguém fala sobre o assunto. Terça-feira à tarde Dom Augustinho não estava na cúria diocesana e, segundo a secretária, passaria a semana fora.

Após atendimentos pela manhã, nesta terça à tarde o padre João Bachmann, segundo a secretaria da Catedral, não estava disponível e só falaria com a imprensa na entrevista ao lado do bispo.

Continua depois da publicidade