As recentes vitórias sobre o Inter renderam ao Juventude o status de touca do time da Capital. No entanto, nas últimas 10 partidas entre as duas equipes, percebe-se um equilíbrio. Foram cinco vitórias para cada lado, sem nenhum empate.

Continua depois da publicidade

Há três anos, ou exatos 10 jogos, o Inter não vence em Caxias do Sul. A última vez foi em março de 2005, quando fez 2 a 1 em partida pelo Gauchão, com gols de Índio (que acabara de ser contratado junto ao Juventude) e Edinho. Há 14 jogos, não acontecem empates. Neste período, houve oito vitórias do Inter e seis do Juventude.

Porém, alguns jogos significativos alimentam o folclore em torno do clássico regional. Neste ano, por exemplo, o Juventude foi o único time a vencer o Inter. Abel Braga já avisou que está “engasgado” com aquela partida. Soma-se a isso o fato de que o time da Serra acumula derrotas para o Grêmio.

Touca verde?

Tudo começou quando o Juventude superou o Inter na final do Gauchão de 1998 e na semifinal da Copa do Brasil, em 1999. Porém, no retrospecto geral, os times se enfrentaram 173 vezes, com cem vitórias do clube da capital, 40 empates e 33 triunfos da equipe de Caxias do Sul. Foram 329 gols a favor do Inter e 156 do Juventude.

Continua depois da publicidade

O próximo capítulo desta história será escrito nesta quarta, às 21h45min, no Estádio Centenário.