Em duas ocasiões recentes, o Joinville passava dificuldades às vésperas do clássico com o Avaí, na Ressacada. Em 2014, na quarta rodada do Campeonato Catarinense, o Tricolor vinha de três empates e quebrou a desconfiança com uma vitória sobre o Leão por 2 a 0.
Continua depois da publicidade
Dois anos depois, novamente no Estadual, o JEC vinha bem, mas um empate diante do Metropolitano, em Jaraguá do Sul, criou dúvidas na torcida. No jogo seguinte, a vitória sobre o Avaí trouxe alívio e gás para embalar no returno.
Leia as últimas notícias sobre o Joinville Esporte Clube no AN.com.br
Continua depois da publicidade
E é diante do mesmo quadro que o Tricolor encara o Leão, neste sábado, às 16 horas, pela oitava rodada da Série B. A curiosidade é que, nas duas ocasiões anteriores, o técnico do Joinville era Hemerson Maria, comandante que esteve no Avaí antes de chegar ao Norte do Estado.
Desde que deixou a Ressacada, Maria parece se sentir em casa no estádio avaiano. Em três jogos como visitante, três vitórias, todas pelo JEC.
O retrospecto positivo é um dos trunfos do Joinville para iniciar a reação na Série B, mas não é neste histórico que Maria deseja se apegar para conquistar os três pontos fora de casa.
Continua depois da publicidade
Confira a tabela completa e a classificação da Série B do Brasileirão
– É um número interessante, mas eu conheço o território. É muito difícil jogar lá, a torcida apoia e o Avaí precisa dos três pontos. Porém, se fizermos o trabalho bem-feito, o Joinville pode sair com a vitória. Nos jogos que fizemos antes, tivemos duelos muito truncados e decididos no final. E o Joinville deverá estar muito equilibrado para sair vencedor.
Os elogios ao Avaí carregam a consciência do que representa o clássico para o JEC. Maria trata o duelo como um confronto direto, no qual, se ganhar, o Joinville poderá se estabelecer na zona intermediária e diminuir a diferença para o rival.
– O jogo de amanhã (sábado), faz que eu fique a um ponto do Avaí em caso de vitória e depois, na sequência, pode fazer com que a gente se estabeleça na zona intermediária ou que aproxime a gente do G4. Precisamos nos estabelecer na zona intermediária.
Continua depois da publicidade
A dúvida do JEC é no setor ofensivo. Na entrevista, Maria deu sinais de que repetirá a base que jogou contra o Vasco. A novidade deve ser a estreia de Gabriel Vasconcelos, liberado pelo BID na sexta-feira.
– Nosso crescimento passa pela evolução do meio para frente. Precisamos melhorar nossa movimentação na frente – finalizou.