Em 2016, o Avaí fez 63 jogos somando as partidas pelo Campeonato Catarinense, Copa da Primeira Liga, Copa do Brasil e Série B. Teve três técnicos, Raul Cabral, Silas e Claudinei Oliveira.

Continua depois da publicidade

O primeiro deles, Raul Cabral, comandou o time em boa parte do Catarinense e não fez uma boa campanha. Em 17 jogos, foram 9 derrotas, 3 empates e 5 vitórias.

Apesar do segundo lugar no turno o time ficou em último lugar no returno e se salvou do rebaixamento nas últimas 4 rodadas com o Técnico Silas – 3 derrotas, entre elas um clássico e a vitória sobre o Guarani de palhoça.

Antes da própria permanência na elite catarinense, o time já tinha sido eliminado da Copa da Primeira Liga e o Avaí passava também por uma crise administrativa. Nilton Macedo Machado pediu renúncia do cargo e quem passou a presidir o clube foi Francisco José Battistotti.

Ainda naquele mês de abril, o Avaí tinha a Copa do Brasil pela frente. A campanha foi ruim e o time caiu na segunda fase diante do Bragantino na Ressacada já em maio, mês da competição que restava no calendário do Avaí: a série B sob o comando do técnico Silas.

Continua depois da publicidade

A estreia foi no dia 14 de maio contra o Bahia, em Salvador, e o leão foi derrotado por 2 a 1. A primeira vitória veio sobre o Sampaio Correia na Ressacada pela segunda rodada

Silas seguiu no comando da equipe até a primeira rodada do returno da Série B, quando o time perdeu para o Bahia por 3 a 0 na Ressacada. O técnico deixou o Avaí na 15ª colocação, com apenas 23 pontos, ameaçado pela zona de rebaixamento.

A partir daí o auxiliar-técnico Evando assumiu o time interinamente diante do Sampaio Correa em São Luís. E começou a reação. 2 a 1 para o leão da ilha.

Para a partida seguinte, o time já tinha um novo treinador: Claudinei Oliveira.

O técnico Claudinei Oliveira não conseguiu vencer todos os jogos seguintes, mas fez quase isso. Com ele, o Avaí disputou 16 partidas, com 12 vitórias e 4 empates. O time só perdeu, no período, para o líder Atlético Goianiense, quando Claudinei cumpriu suspensão e não comandou o time. O acesso à Série A de 2017 veio do dia 19 de novembro na vitória fora de casa por 1 a 0 diante do Londrina.

Continua depois da publicidade