Em 2024, Santa Catarina perdeu várias de suas figuras mais emblemáticas, cujas trajetórias marcaram a história cultural, política e social do Estado. Personalidades que, com seu legado, continuam a inspirar gerações, mas que agora deixam um vazio no cenário local.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Confira a lista de personalidades que morreram este ano:

Beno Werlang

O radialista Beno Werlang, de 73 anos, era conhecido no município de Modelo, localizado no Oeste de Santa Catarina, por conduzir uma rádio comunitária sediada no mesmo imóvel no qual residia. Ele morreu no dia 4 de janeiro.

Jefferson Kravchychyn

O advogado Jefferson Luis Kravchychyn, que foi conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e presidente da seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), morreu aos 69 anos no dia 15 de janeiro. O falecimento foi confirmado pela entidade em Santa Catarina, sem causa divulgada.

Continua depois da publicidade

Ivo Hadlich

O ex-vereador de Blumenau e ativista da causa animal Ivo Hadlich, o “Sheik”, como também era conhecido, morreu aos 79 anos no dia 25 de janeiro.

Silmar Vieira

O jornalista e radialista Silmar Vieira morreu aos 50 anos após uma batalha de três anos contra um câncer no pâncreas. Ele trabalhava na Rádio Eldorado, de Criciúma, e era uma das vozes mais conhecidas da região, especialmente quando o assunto era agronegócio. Ele faleceu no dia 20 de março.

Acácio Coelho dos Santos

O Sul da Ilha de Santa Catarina se despediu de um dos moradores mais queridos: o “seo” (como dizem os nativos) Acácio Coelho dos Santos, aos 101 anos de idade em 15 de abril. Ele foi um dos primeiros a viver na Armação do Pântano do Sul.

Newton Carneiro Affonso da Costa

O filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, aos 94 anos, foi uma referência mundial em lógica, e passou pelas principais universidades do país. Foi professor visitante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 2010, foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela universidade. Ele morreu no dia 16 de abril.

Continua depois da publicidade

Starbak Schneider

Starbak Schneider, presidente da Câmara de Vereadores de Treze Tílias, município do Meio-Oeste de Santa Catarina, morreu três dias após a publicação de um vídeo nas redes socias avisando que estava no Rio Grande do Sul para ajudar as vítimas da enchente histórica que atingiu o estado gaúcho. As causas da morte não foram divulgadas. Ele morreu no dia 12 de maio.

Gabrielzinho

Um dos nomes mais conhecidos da política manezinha, o vereador Gabriel Meurer, chamado carinhosamente de Gabrielzinho, morreu aos 39 anos em 1º de julho. A notícia foi confirmada pela Câmara de Vereadores de Florianópolis.

José Augusto Nóbrega

José Augusto de Carvalho Nóbrega, aos 82 anos, morreu em Blumenau no dia 8 de julho. Ex-militar, o blumenauense liderou a Defesa Civil durante a grande enchente de 1983, foi membro da comissão organizadora da primeira Oktoberfest de Blumenau e desenvolveu vários outros trabalhos na cidade.

Rogerinho

O ex-vice-prefeito de Tijucas, Luiz Rogério da Silva, conhecido como Rogerinho, morreu aos 58 anos. A notícia foi confirmada pela prefeitura do município, que decretou luto oficial de três dias. A causa não foi divulgada. Ele também morreu no dia 8 de julho.

Continua depois da publicidade

Ana Lucia Meotti

Ana Lucia Meotti, candidata a vice-governadora de Santa Catarina nas eleições de 2022, morreu aos 50 anos em 14 de julho. A ex-política enfrentava um câncer de mama.

Tarrafinha

O ator, comunicador e humorista Edson Luis Nunes, conhecido como Tarrafinha, morreu aos 62 anos no dia 17 de julho. Nascido em Florianópolis, ele lutava contra um tumor cerebral, descoberto em novembro de 2021.

Beno Harger Filho

O diretor da Transtusa, empresa de ônibus e transportes de Joinville, Beno Harger Filho, morreu aos 76 anos em 26 de julho. A informação foi confirmada pela família. A causa da morte não foi informada.

Pedrinho Goulart

O manezinho Pedro Goulart de Souza Neto, uma das figuras muito conhecidas no desfile do Berbigão do Boca, morreu aos 71 anos em 1º de agosto. Pedrinho era quem puxava o carrinho dos recicláveis, o Luxo no Lixo, vestido com seu smoking e tomando espumante.

Continua depois da publicidade

Pe. José Artulino Besen

Pe. José Artulino Besen, membro da Academia Catarinense de Letras (ACL), morreu aos 74 anos. A morte foi confirmada pela Arquidiocese de Florianópolis em 3 de agosto. O padre ocupava a cadeira 13 da academia desde 1982.

Faustinho

Fausto Silva Junior, mais conhecido como Faustinho morreu aos 49 anos. Ele foi sócio-fundador do Balcão Mané, restaurante que serviu, por anos, como ponto de encontro da boemia manezinha. Ele morreu no dia 12 de agosto.

Beto Gebaili

O famoso radialista e jornalista de Joinville, Antônio Alberto Gouveia Gebaili, conhecido como Beto Gebaili tinha 67 anos e estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital particular da cidade. A informação sobre a morte foi confirmada pela 89 FM, emissora na qual ele trabalhava há 15 anos, em 16 de agosto.

Seu Erasmo

Florianópolis despediu-se de um dos seus filhos mais ilustres, o comerciante aposentado Erasmo João Antunes. O homem que inspirou o nome do Trevo do Erasmo, obra viária no Sul da Ilha, morreu aos 101 anos no dia 24 de agosto.

Continua depois da publicidade

Edison Villela

Edison Villela foi o primeiro reitor de uma das maiores universidades de Santa Catarina, a Univali. A morte do professor foi confirmada pela instituição, que publicou uma nota de pesar nas redes sociais. Ele morreu aos 89 anos no dia 8 de setembro.

Salomão Ribas Júnior

O ex-presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), Salomão Ribas Júnior, morreu aos 79 anos, em Florianópolis, no dia 15 de setembro. A causa da morte não foi divulgada. 

Deba

O ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina (SJSC), Aderbal João da Rosa Filho, conhecido como Deba, morreu ais 62 anos no dia 29 de outubro.

Arthur Moreira Lima

O pianista Arthur Moreira Lima morreu aos 84 anos, em Florianópolis. Ele era um dos maiores pianistas brasileiros, reconhecido mundialmente, e estava internado para tratamento de um câncer no intestino. A morte foi confirmada pela família no dia 30 de outubro.

Continua depois da publicidade

 João Omar Macagnan

João Omar Macagnan, ex-prefeito de Itajaí e figura que marcou a politica catarinense, morreu aos 81 anos. Ele enfrentava problemas de saúde nos últimos anos e faleceu em decorrência de uma pneumonia. A morte ocorreu em 10 de novembro.

Eglê Malheiros

Eglê Malheiros, escritora, professora, editora, militante e tradutora catarinense, morreu aos 96 anos em 17 de dezembro. Ela foi roteirista do primeiro longa-metragem filmado em Santa Catarina e a primeira mulher a formar-se em Direito no Estado.

Confira as personalidades que nos deixaram em 2024

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

8 dicas para reduzir o tempo de tela das crianças nas férias

BBB 25: Lucas Lucco, Flavia Saraiva e Gabi Melim estão entre os primeiros cotados