O ano de 2022 foi marcado pelo retorno das atividades presenciais após anos de pandemia, dentre outros momentos-chaves. Em site especial e no vídeo abaixo, o NSC Total fez uma retrospectiva dos principais fatos que marcaram Santa Catarina de janeiro a dezembro.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Confira o vídeo da Retrospectiva 2022 em SC
Em janeiro, uma queda de helicóptero na praia de Canasvieiras surpreendeu banhistas em Florianópolis. Fevereiro foi o mês de estiagem no Oeste catarinense, com mais de 80 cidades em extrema e severa seca. Já em março, uma empresa catarinense foi destaque por criar peças sob medida para tamanhos que vão de 34 a 56, promovendo inclusão na moda para todos os tipos de corpos.
Em abril completou-se um ano da chacina de Saudades. O ataque à creche deixou cinco pessoas mortas — dentre elas, três crianças, e o mês foi marcado por homenagens às vítimas. No mês de maio, Santa Catarina passou pela primeira onda de frio do ano. Os termômetros registraram temperaturas abaixo de zero e neve. Mundialmente, junho é o mês do Orgulho e em Santa Catarina não foi diferente.
Com o retorno das atividades presenciais, o Festival de Dança de Joinville em julho de 2022 reuniu milhares de bailarinos e dançarinos, no maior festival de danças do mundo. Já em agosto, o sinal de 5G começou a funcionar em Santa Catarina. Em ano eleitoral, setembro foi um mês de muita campanha política e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de comício em Florianópolis.
Em outubro, mês das Eleições 2022, Jorginho Mello (PL) é eleito Governador de Santa Catarina. Com a eleição legítima de Lula, novembro foi marcado por inúmeras manifestações antidemocráticas contra os resultados das urnas. Em Santa Catarina, grupos bloquearam rodovias e montaram acampamentos em frente à batalhões do Exército, pedindo por intervenção militar. Por fim, em dezembro, um incêndio de grandes proporções em Penha, litoral norte de SC, durou aproximadamente 12 horas.
Continua depois da publicidade
Leia também
As mortes de famosos que marcaram o ano
Vidente prevê tragédia climática para 2023 e ano da “fertilidade” em Santa Catarina