O ano de 2022 encerra com saudade de muitas celebridades brasileiras e internacionais que morreram. Gal Costa, Erasmo Carlos e Elza Soares – grandes nomes da Música Popular Brasileira – se despediram dos palcos e do público, mas ficaram eternizados na memória. Assim como Pelé, que nos deixou no apagar das luzes de 2022.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
A morte da Rainha Elizabeth II aos 96 anos foi, com certeza, um marco internacional neste ano. O assunto repercutiu por semanas, já que a monarca estava no poder há 70 anos. E com o ano quase acabando, o maior jogador de futebol da história, Pelé, morreu aos 82 anos. Ele enfrentava um câncer de cólon há meses.
O NSC Total preparou uma lista, em ordem cronológica, para relembrar quem foram os grandes nomes que morreram neste ano no Brasil e no mundo.
Confira lista de famosos que morreram em 2022
- Françoise Forton
- Isabel Salgado
- Elza Soares
- Olavo de Carvalho
- Ludmila Ferber
- Arnaldo Jabor
- Paulinha Abelha
- Taylor Hawkins
- Lygia Fagundes Telles
- Suzana Faini
- David Coimbra
- Milton Gonçalves
- Danuza Leão
- Jô Soares
- Claudia Jimenez
- Rainha Elizabeth II
- Susana Naspolini
- Guilherme de Pádua
- Gal Costa
- Rolando Boldrin
- Takeoff
- Aaron Carter
- Erasmo Carlos
- Kirstie Alley
- Pedro Paulo Rangel
- Pelé
Continua depois da publicidade
Françoise Forton
A atriz Françoise Forton morreu em 16 de janeiro de 2022, aos 64 anos, no Rio de Janeiro. Ela lutava contra um câncer. A atriz fez mais de 40 novelas, mas estava afastada da televisão desde 2009.
Isabel Salgado
A ex-ponteira da seleção brasileira de vôlei, Isabel Salgado, morreu em 16 de janeiro de 2022, aos 62 anos, em São Paulo. A atleta foi diagnosticada com síndrome aguda respiratória do adulto (SARA), uma condição rara e chegou a ser internada no Hospital Sírio-Libanês. Pela seleção, Isabel atuou nas Olimpíadas de Moscou em 1980 e em Los Angeles, em 1984.
Elza Soares
A cantora Elza Soares morreu aos 91 anos em 20 de janeiro de 2022 no Rio de Janeiro. Segundo a assessoria, a morte foi por “causas naturais”. Ela começou a carreira nos anos 60 e é considerada uma das maiores cantoras da música brasileira. A artista lançou 34 discos, onde misturou diversos ritmos – samba, do jazz, da música eletrônica, do hip hop e funk. Em sua vida, enfrentou diversas dificuldades, como pobreza, fome, morte precoce dos filhos e a violência doméstica. Apesar disso, renasceu musicalmente em 2015 com o álbum “A Mulher do Fim do Mundo”, que lhe rendeu vários prêmios e um Grammy.
A última passagem da cantora por santa Catarina ocorreu justamente dez dias antes do início da pandemia da Covid-19. O show, que fez parte da turnê do álbum “Planeta Fome”, foi no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Olavo de Carvalho
O escritor Olavo de Carvalho morreu em 25 de janeiro de 2022, aos 74 anos, em Virgínia, nos Estados Unidos. Oficialmente, a causa da morte não foi divulgada, mas dias antes o próprio Olava confirmou que estava infectado com Covid-19. Olavo publicou o livro que são considerados como manuais para a direita brasileira, como “O Mínimo que Você Precisa Saber para não Ser um Idiota”. Outros livros de sua autoria são “O Jardim das Aflições” (1995) e “O Imbecil Coletivo” (1996). Ele acreditava em várias teorias conspiratórias e informações incorretas, como da Terra plana, a negação do aquecimento global e a defesa de que a Pepsi é adocicada com células de fetos abortados.
Ludmila Ferber
A cantora gospel Ludmila Ferber morreu, aos 56 anos, em 27 de janeiro de 2022. A pastora foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2018. Ela sofreu metástases no fígado e nos ossos.
Arnaldo Jabor
O jornalista e cineasta Arnaldo Jabor morreu, aos 81 anos, em 15 de fevereiro de 2022.De acordo com a família, Jabor morreu por complicações de um AVC. Formado em cinema, se tornou conhecido por comentários nos telejornais da TV Globo, onde trabalhou desde 1990. Presente ainda na teledramaturgia, fez parte da geração do cinema novo e dirigiu sucessos como “Eu Te Amo”, em 1981.
Paulinha Abelha
A cantora Paulinha Abelha, vocalista do Calcinha Preta, morreu aos 43 anos de idade em 23 de fevereiro de 2022. Ela estava internada na UTI de um hospital particular em Aracaju, Sergipe, com problemas renais. Ao todo, ela gravou 21 CDs e três DVDs. Entre os maiores sucessos interpretados por Paulinha estão as músicas: ‘Você Não Vale Nada”, ”Furunfa”, “Baby dool”, “Louca por ti”, “Sonho Lindo”, “Armadilha”, “Paulinha” e “Ainda te amo”.
Continua depois da publicidade
Taylor Hawkins
O baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins, morreu em 25 de março de 2022, aos 50 anos. Ele foi encontrado sem vida em um hotel em Bogotá, na Colômbia, onde o grupo se apresentaria. A causa da morte não foi divulgada. Hawkins se juntou ao grupo liderado por Dave Grohl em 1997, depois de dois anos atuando como baterista de Alanis Morissette.
Lygia Fagundes Telles
A escritora Lygia Fagundes Telles morreu em 3 de abril de 2022, aos 98 anos, em São Paulo. A página oficial da Academia Brasileira de Letras no Instagram afirmou que a morte foi por causas naturais. O primeiro livro publicado por Lygia, “Ciranda de Pedra” (1954), ganhou duas adaptações na Globo. A autora, conhecida também como “a dama da literatura brasileira”, ganhou um Prêmio Jabuti com o romance “As Meninas” (1973).
Suzana Faini
A atriz Suzana Faini morreu em 25 de abril de 2022, aos 89 anos, no Rio de Janeiro. A artista foi bailarina dos 19 aos 34 anos e estreou em novelas da Rede Globo em 1969. Entre os destaques de carreira, estão as participações em “Os irmãos Coragem, “Dancin Days”, “Pai Herói”, “A Favorita”, e “Salve Jorge”.
David Coimbra
O jornalista David Coimbra morreu em 27 de maio de 2022, aos 60 anos, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Ele estava internado por conta de um câncer descoberto há quase 10 anos. David trabalhou como assessor de imprensa da Livraria e Editora Sulina antes de dar início à carreira de repórter e editor. Teve publicações em jornais como Correio do Povo, Diário Catarinense, Jornal de Santa Catarina, Jornal da Manhã e Jornal NH, além das rádios Eldorado e Guaíba e também da RCE TV. Nos anos 1990, assumiu como editor de Esportes de Zero Hora. Cobriu a Seleção Brasileira, e foi na Copa de 1998 que estreou a faceta que o tornou mais conhecido: a de cronista.
Continua depois da publicidade
Milton Gonçalves
O ator Milton Gonçalves morreu, aos 88 anos, em 30 de maio de 2022, no Rio de Janeiro. Ele morreu por consequências de problemas de saúde que vinha enfrentando desde que teve um AVC, em 2020. Contratado pela TV Globo em 1965, ele formou o primeiro elenco de atores da emissora. Fez mais de 40 novelas e é lembrado por personagens marcantes da televisão brasileira, como o Professor Leão do infantil “Vila Sésamo” (1972), o Zelão das Asas, de “O Bem-Amado” (1973), e o médico Percival, de “Pecado Capital” (1975). Ele também foi diretor de “Escrava Isaura” (1976), uma das novelas mais vistas no mundo.
Danuza Leão
A ex-modelo, jornalista e escritora Danuza Leão morreu em 22 de junho de 2022, aos 88 anos, no Rio de Janeiro. Ela sofria de enfisema pulmonar e teve uma insuficiência respiratória. Irmã da cantora Nara Leão, Danuza foi a primeira modelo brasileira a desfilar no exterior, aos 18 anos, para o estilista Jacques Fath, em Paris.
Jô Soares
O ator, humorista, escritor e diretor Jô Soares morreu em 5 de agosto de 2022, aos 84 anos, em São Paulo. Ele estava internado desde julho no Hospital Sírio-Libanês para tratar de uma pneumonia. A carreira de Jô como apresentador teve início no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) com o programa “Jô Soares Onze e Meia”, que foi ao ar entre 1988 e 1999. O “Programa do Jô”, na Globo, começou em 2000 e ficou no ar 16 anos.
Ao longo da carreira, Jô recebeu vários catarinenses em seus programas de entrevista.
Claudia Jimenez
A atriz Claudia Jimenez morreu em 20 de agosto de 2022, aos 63 anos, em um hospital no Rio de Janeiro. A causa da morte foi insuficiência cardíaca. Claudia ficou conhecida por seus personagens na comédia. Entre seus personagens mais famosos se destacam a Dona Cacilda, da “Escolinha do Professor Raimundo” e Edileuza de “Sai de Baixo”. As personagens de Claudia ficaram famosas por seus bordões. Um exemplo é “Beijinho, beijinho, pau, pau”, de Dona Cacilda.
Continua depois da publicidade
Rainha Elizabeth II
A rainha Elizabeth II morreu, aos 96 anos, em 8 de setembro de 2022 no Palácio Balmoral, na Escócia. Segundo atestado de óbito, a morte foi por causa natural. A saúde da monarca era motivo de preocupação desde outubro do ano passado, quando foi revelado que ela passou uma noite hospitalizada, para realização de “exames médicos” que nunca foram esclarecidos. Em fevereiro, ela foi diagnosticada com Covid-19 e teve sintomas leves. A monarca ficou conhecida pela grande devoção e senso de dever à família real. A Rainha Elizabeth II foi a monarca a ficar mais tempo no poder no Reino Unido. Foram 70 anos de reinado e alguns marcos inéditos, como o Jubileu de Safira e o Jubileu de Platina.
Susana Naspolini
A jornalista catarinense Susana Naspolini morreu, aos 49 anos, em 25 de outubro de 2022, em São Paulo. Ela foi vítima de câncer. A jornalista descobriu o câncer pela primeira vez em 1991, aos 18 anos. Ao longo da vida lutou contra diversos outros tumores, como o último, que foi localizado no osso da bacia. Susana nasceu em Criciúma, no Sul do Estado, e começou a carreira de jornalista em Santa Catarina. Ela ficou muito conhecia por seu trabalho como repórter da TV Globo no Rio de Janeiro, principalmente com o RJ Móvel.
Guilherme de Pádua
O ex-ator e pastor, que matou Daniella Perez em 1992, Guilherme de Pádua, morreu em 6 de novembro de 2022, aos 53 anos. Ele sofreu uma parada cardíaca. Pádua ganhou projeção nacional na novela “De Corpo e Alma”, exibida pela Globo na década de 1990. Nela, fazia par romântico com Daniella, filha da autora, Gloria Perez. Em 28 de dezembro de 1992, no entanto, com a ajuda da esposa Paula Thomaz, ele a matou com diversas perfurações. O caso recentemente veio à tona por causa dos 30 anos da morte da atriz e da série documental “Pacto Brutal”, da HBO Max, que estreiou neste ano.
Gal Costa
A cantora Gal Costa, uma das maiores vozes da música popular brasileira, morreu em 9 de novembro de 2022, aos 77 anos. A assessoria de imprensa da artista não divulgou a causa da morte, a pedido da família dela. Gal foi uma revolução das vozes e dos costumes na música brasileira desde seu surgimento na cena nacional, no início da década de 1960.
Continua depois da publicidade
A última passagem da cantora em Santa Catarina aconteceu em 2019, em show realizado no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
Rolando Boldrin
O ator e apresentador Rolando Boldrin morreu em 9 de novembro de 2022, aos 86 anos, em São Paulo. Segundo a TV Cultura, a causa da morte não foi divulgada. Ele estava à frente do programa “Sr. Brasil” há 17 anos na emissora. No programa, ele cantava modas de viola com convidados e contava histórias sobre diversas regiões do Brasil.
Takeoff
O rapper Takeoff, do trio Migos, morreu em 1 de novembro de 2022, aos 28 anos, em Huston, nos Estados Unidos. Segundo o TMZ, ele foi vítima de um tiroteio que aconteceu em um bar. Ele era o integrante mais jovem do grupo Migos, formado por Quavo, seu tio, e Offset, seu primo. Eles viriam ao Rock in Rio deste ano, mas anunciaram a separação antes do festival.
Aaron Carter
O cantor Aaron Carter foi encontrado sem vida no dia 5 de novembro de 2022, aos 34 anos, em Lancaster, na Califórnia, Estados Unidos. O corpo do artista foi achado na banheira após uma ligação de emergência. Irmão de Nick Carter, um dos integrantes da banda Backtreet Boys, Aaron alcançou a fama no final dos anos 90 como cantor pop. Ele lançou quatro álbuns de estúdio.
Continua depois da publicidade
Erasmo Carlos
O cantor e compositor Erasmo Carlos, 81 anos, morreu em 22 de novembro de 2022, no Rio de Janeiro. Em nota publicado no Instagram, a família informou que a causa da morte foi paniculite, uma inflamação da camada de gordura que fica abaixo da pele. A carreira com mais de 60 anos totaliza 682 músicas, a grande maioria em parceria com Roberto Carlos. O rock foi o começo de tudo, mas durou pouco. Erasmo se estabeleceu como um dos maiores compositores do pop e da música romântica brasileira.
A última vez que Erasmo Carlos esteve em Santa Catarina foi em 2018. Naquele ano, ele fez show em Floripa, no Teatro Ademir Rosa, e em Blumenau, no Teatro Carlos Gomes.
Kirstie Alley
A atriz Kirstie Alley morreu em 6 de dezembro de 2022, aos 71 anos, nos Estados Unidos. Famosa pelo filme “Olha quem está falando”, ao lado do ator John Travolta, Kirstie Alley descobriu um câncer recentemente, segundo a nota dos filhos, e morreu “lutando pela vida e cercada por sua família”.
Pedro Paulo Rangel
O ator Pedro Paulo Rangel morreu, aos 74 anos, em 21 de dezembro de 2022, no Rio de Janeiro. Ele foi vítima de um enfisema pulmonar. O interesse pelo teatro surgiu aos 11 anos e o levou a participar de peças infantis e amadoras durante toda a adolescência. A estreia como profissional aconteceu em São Paulo, em 1968, na peça “Roda Viva”, de Chico Buarque. Foi a televisão que lhe deu fama e popularidade. Adamastor, da novela Pedra sob Pedra (1992), foi um dos primeiros personagens abertamente gays da TV brasileira. Em Vale Tudo (1988), encarnou Poliana, o melhor amigo da protagonista Raquel, feita por Regina Duarte.
Continua depois da publicidade
Pelé
O maior jogador de futebol do mundo, Pelé, morreu em 29 de dezembro de 2022, em São Paulo. Ele estava internado desde 29 de novembro em tratamento contra um câncer de cólon. A trajetória do craque é exemplo internacional e um marco no esporte mundial. Além disso, fez o Brasil ser conhecido no mundo inteiro e respeitado por seu talento no futebol. Encontros com a Rainha Elizabeth, despedida marcante e comemoração do gol mil estão entre os momentos de ouro do jogador brasileiro.