Os originais tetos altíssimos de concreto aparente onde funcionou o frigorífico foram mantidos para hoje abrigar um requintado restaurante e bar que dialoga diretamente com as referências históricas. Essa foi a tônica seguida na profunda reformulação realizada no The Singular Patagônia, luxuoso hotel-butique incrustado em uma paisagem entre montanhas, planícies, lagos e fiordes na Patagônia chilena, próximo à Terra do Fogo.

Continua depois da publicidade

Erguido em 1915 pelos ingleses para tratar, armazenar e exportar a carne da região, o Frigorífico Bories foi desativado na década de 70. Em 1996, foi declarado Monumento Histórico Nacional por sua importância cultural, industrial e arquitetônica.

Comprada recentemente, a antiga fábrica passou por uma apurada transformação pelas mãos dos chilenos Pedro Kovacic e Enrique Concha, arquiteto e designer de interiores, respectivamente. Como meta, a dupla manteve as características originais da construção, mas agregou detalhes de luxo, design e conforto.

Confira a galeria de fotos

Continua depois da publicidade

– O desafio foi mostrar uma nova função dentro do edifício antigo. O hotel tem de reforçar a ideia de robustez com requintes modernos. Isto foi alcançado por meio da utilização de aço, vidro e materiais nobres, como a madeira – comenta Kovacic.

A maior intervenção foi a construção de um prédio de três andares com grandes janelões de vidro que recebeu as 57 acomodações e o SPA. O resultado é a enaltação ao edifício original.

Museu resguarda o passado

Para preservar a sua memória, o hotel mantém um museu. O maquinário original do começo do século ganha charme e requinte na proposta de contar a sua história.

De olho na ampliação do público, o The Singular inaugurou neste mês novos espaços. Sala de reuniões, espaço para ioga, microcervejaria e butique de produtos artesanais ocupam as áreas do complexo arquitetônico que harmoniza duas épocas.

Continua depois da publicidade