A obra no trevo da rodovia Jorge Lacerda com a BR-101 voltou a provocar polêmica nesta semana. Após a prefeitura de Itajaí anunciar que os novos retornos construídos estavam com o trânsito liberado, a Autopista Litoral Sul fechou os acessos com cones para impedir a passagem de veículos. O motivo, segundo a concessionária, é que a obra ainda não está pronta para começar a receber veículos.

Continua depois da publicidade

Por meio da assessoria de imprensa, a Autopista informou ainda que os trabalhos estão em fase final e que somente após a conclusão o tráfego pode ser liberado. Ainda falta ser executada a sinalização e as calhas para condução da água da chuva.

No entanto, para o secretário de Obras de Itajaí, Tarcízio Zanelatto, não há razão aparente para que o local seja trancado, pois antes mesmo do asfalto ser colocado o trânsito estava fluindo nos retornos. Segundo ele, na sexta-feira a sinalização iria ser finalizada.

– Não tem motivo para deixar os retornos fechados. Eles (Autopista) estão exigindo coisas demais, que nem tem em suas obras – afirma.

De acordo com o responsável pela pasta, o município também pediu uma alteração no projeto original dos retornos para a Autopista. Zanelatto explica que a prefeitura quer usar calhas pré-moldadas para terminar os trabalhos, porém a concessionária exige outro tipo de material que encareceria a obra em R$ 68 mil.

Continua depois da publicidade

– Já solicitamos essa alteração e esperamos que eles aceitem, nossos engenheiros aprovaram esse material. Acreditamos que na semana que vem tenhamos um posicionamento, daí deve demorar mais 15 dias para ficar tudo pronto – observa.