A Secretaria de Urbanismo de Jaraguá do Sul está retomando o projeto para a construção de uma via verde no bairro Ilha da Figueira. Uma nova rua deve ser construída às margens do rio Itapocu, em uma extensão da rua Rinaldo Bogo, paralela à rua José Theodoro Ribeiro. A via ligará as pontes Antônio Ribeiro e Marly Baumer, dando mais agilidade ao trânsito.
Continua depois da publicidade
O projeto deveria ser concluído ainda em 2012. Modificações solicitadas pela Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama) fizeram com que a iniciativa sofresse atrasos. Além disso, os possíveis financiadores não aprovaram o projeto, já que os terrenos onde a obra seria construída não estão em nome da Prefeitura. É neste ponto que a Secretaria de Urbanismo pretende focar nos próximos meses.
O primeiro passo será o término da desapropriação dos terrenos utilizados para a via. São 34 imóveis em diferentes situações. Cinco já estão no nome do município (dois deles foram indenizados, os outros três foram doados). Oito já foram cedidos à administração municipal, porém ainda falta a escritura. Quanto aos demais terrenos, a Prefeitura ainda precisa conversar com os donos e negociar os imóveis. A visita aos proprietários começou a partir da ponte Marly Baumer.
O arquiteto da Secretaria de Urbanismo da Prefeitura, Evandro Luís Chiodini Silva, explica que muitos terrenos foram doados, pois encontram-se em áreas não edificantes devido à distância do rio. Como alguns terrenos precisam ser desmembrados para a doação, o trâmite pode demorar.
– Quatro imóveis contam com moradores. Estamos definindo o que será mais viável: se realizaremos a desapropriação ou não. Porém, o traçado ainda pode sofrer alterações – explica Silva.
Continua depois da publicidade
Segundo o arquiteto, cerca de 25% do trecho entre as duas pontes já estão prontos para receber a obra. O secretário municipal de Urbanismo, Ronis Roberto Bossi, explica que há possibilidade de fragmentar o projeto, realizando-o em etapas conforme a desapropriação dos terrenos.