O trabalho de retirada do entulho do Ribeirão Garcia, na Rua Santa Maria, na região da Ilha do Sossego, Bairro Progresso, em Blumenau, marcada para começar na manhã desta quinta-feira foi adiada para amanhã. Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Éder Marchi, a decisão foi tomada durante uma reunião, hoje de manhã, entre Serviços Urbanos, Samae e Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
O Samae pediu mais um dia para se organizar melhor e evitar transtornos a comunidade, uma vez que o trabalho de retirada dos entulhos pode influenciar no abastecimento de água de nove bairros da região. A autarquia quer deixar de sobreaviso funcionários e caminhões pipa que possam resolver problemas o mais rápido possível.
Além de evitar a falta de água, pelo possível fechamento da rede, o Samae está preocupado com a questão da turbidez da água. Como as máquinas irão movimentar muito a terra próxima ao ribeirão, a água pode ficar muito suja. Por isso, o trabalho será acompanhado por técnicos que dirão até quando é possível trabalhar:
– Não será possível fazer um trabalho contínuo, sem interrupção. Estaremos sendo monitorados pelo Samae e Defesa Civil e se precisar parar, para não causar mais transtornos à comunidade da região, vamos parar – explicou o secretaria de Serviços Urbanos.
Continua depois da publicidade
Na tarde de ontem, o secretário de Defesa Civil, José Egídio de Borba, disse que este trabalho é paliativo, pois ainda não há uma solução definitiva para o problema:
– Pelas condições da área, ainda tem muito barro e pedra para descer. Por isso, vamos continuar monitorando e estaremos em contato com os moradores, que já estão cientes de que ao menor movimento, devem sair de suas casas.
Devido a chuva dos últimos dias, a região da Ilha do Sossego sofre com deslizamentos de terra e pedras para dentro do Ribeirão Garcia. A principal preocupação é que esses entulhos interrompam o curso da água e represe, invadindo as casas dos moradores.
Continua depois da publicidade