Com a chegada do mês de julho, as temperaturas caem ainda mais, o frio se intensifica e a campanha do Termômetro Solidário entra em reta final. Mais de 70 mil peças de roupas já foram arrecadadas e distribuídas a instituições de todas as regiões do estado de Santa Catarina. No entanto, o desafio ainda é grande para chegar ao objetivo final de 200 mil doações.

Continua depois da publicidade

> Termômetro Solidário: campanha mobiliza catarinenses para arrecadação de roupas

A arrecadação segue até 30 de julho em mais de 40 pontos de coleta espalhados pelo Estado, além dos eventos de drive-thru que ainda vão acontecer em cidades do Oeste catarinense. Em Chapecó, a ação ocorrerá no próximo sábado (10/07), das 10h às 14h, na Praça Coronel Bertaso. No mesmo dia e horário, Joaçaba recebe a ação na Praça Adolfo Konder.

Os principais itens a serem arrecadados neste momento são agasalhos de inverno em bom estado e cobertores, itens que são essenciais para aquecer pessoas em vulnerabilidade expostas ao frio.

A coordenadora de um dos projetos beneficiados pelo Termômetro Solidário, Amanda Ferraz de Freitas, conta que o número de famílias em vulnerabilidade cadastradas no Instituto Casa Amarela Lages aumenta conforme o frio se intensifica.

Continua depois da publicidade

> Estudantes da Furb lançam documentário sobre impacto da Covid-19 em Blumenau

— São mais de 480 famílias cadastradas e a cada dia que passa esse número vem crescendo. Isso é bem alarmante para nós. Aos que têm muito, desejo que possam se solidarizar com o momento e doem. Aqui em Lages está muito frio, nesta semana tivemos temperaturas bem baixas, então é muito importante a doação de um cobertor, por exemplo, ou uma blusa de lã. Além de aquecer uma pessoa, aquece a alma — conta Amanda Ferraz de Freitas.

Em Itajaí, outra cidade que já recebeu arrecadações do Termômetro Solidário, o apelo pelas doações é o mesmo. Por lá, a Secretaria Municipal de Assistência Social está responsável pela distribuição das roupas.

— As pessoas que vivem em vulnerabilidade social realmente estão precisando muito, principalmente porque, em virtude da pandemia, a situação econômica piorou muito […] Acredito que essa campanha do Termômetro Solidário vem para aquecer a vida de quem tanto precisa. Doar um cobertor ou uma roupa quente para aquecer aqueles que não têm é o maior gesto que as pessoas podem fazer. Queremos agradecer a solidariedade e a generosidade dos que estão participando e doando para a campanha — conta Neusa Geraldi, da Secretaria de Assistência Social de Itajaí.

As cidades que já foram beneficiadas com as arrecadações do Termômetro Solidário foram Florianópolis, Lages, Palhoça, Blumenau, Brusque, Itajaí, Porto Belo, Navegantes, Balneário Camboriú, Joinville, Jaraguá do Sul, Chapecó, Joaçaba e Criciúma.

Continua depois da publicidade

> Neve em Santa Catarina: quando acontece

O Termômetro Solidário é uma realização da NSC e conta com a parceria de Fort Atacadista, Vigilância Radar, Casa do Couro Mezzalira, Unoesc, Jeep Auto Premier, Multilog e Rôgga Empreendimentos.

Acesse a lista completa de pontos de coleta do Termômetro Solidário.

Leia também

Fotos: SC tem três dias seguidos de neve pela 1ª vez em duas décadas

Campanha de inverno arrecada cobertores para pessoas em vulnerabilidade social; saiba como ajudar