O movimento das marés intriga a mente humana deste o início dos tempos. Ficar à beira do mar por um períiodo determinado permite observar diretamente que “o nível sobe”, e que “o nivel desce”, conforme as horas vão passando. Na subida, temos a maré alta. Na descida, a maré baixa. Entenda o tema que cai no Enem.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Os primeiros observadores perceberam que a posição da lua em relação à terra tinha relação com a maré mais alta ou mais baixa. E, descobriram, ainda, que marés mais pronunciadas ocorriam quando aconteciam alinhamentos de posição da lua e do sol em relação à terra.
Apesar de serem diárias e regulares, as marés iam mudando de horário a cada dia para os seus picos de fluxo e de refluxo nas águas. A regularidade acompanhava os horários em que a lua “nascia”, quando tornava-se visível ao anoitecer. Ou, de forma invertida, quando “sumia” ao amanhecer.
O movimento das marés
Estes elementos básicos já permitiram a povos navegadoresn da Antiguidade, como os fenícios e os gregos, atuar com previsibilidade em relação às marés. Apesar de um domínio sobre o movimento das marés, os antigos não conseguiam explicar os fundamentos envolvidos, pois foi somente no século XVII que Isaac Newton (1643-1727) criou a Lei da Gravitação Universal.
Continua depois da publicidade
Os fatos científicos que vieram a se estabelecer na Astronomia e na Astrofísica mostraram que a lua faz ao redor da terra um movimento de translação, completando uma volta completa ao redor da terra a cada 29,5 dias, no chamado “mês lunar”. A terra gira em torno do seu próprio eixo, com uma volta completa a cada dia. O tempo exato é de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.
Desta forma, com uma combinação da posição da lua em cada ponto da terra, e considerando o giro estabelecido de 24 horas para efeito de cálculo de um dia, foi possível estabelecer a previsibilidade das marés.
Leia mais no Blog do Enem, parceiro do NSC Total.
Leia também
Saiba os 10 temas que mais caem no Enem desde 2009
Simulador das Notas de Corte do Sisu: calcule suas chances
Como não perder pontos em vícios de linguagem na redação do Enem