– Novas informações divulgadas nesta segunda-feira pelo jornal O Globo levantam a suspeita de que os Estados Unidos teria mantido uma base de espionagem em Brasília. A denúncia foi feita pelo ex-agente da CIA, Edward Snowden.

Continua depois da publicidade

– Polícia Federal e Anatel já começaram a investigar as denúncias de monitoramento de e-mails e de ligações telefônicas no Brasil.

– Ministro das Relações Exteriores pediu explicações aos Estados Unidos sobre a denúncia. O Embaixador do país no Brasil prometeu prestar esclarecimentos.

– Facebook e Google declararam que não repassam informações de usuários a nenhum governo.

Continua depois da publicidade

– Departamento de Estado em Washington afirmou que a coleta de informações de outros países é prática normal nos Estados Unidos e que está discutindo com o Brasil as denúncias através de canais diplomáticos.

– Jornal britânico The Guardian publicou nesta segunda-feira a segunda parte da entrevista com Edward Snowden na qual ele afirma ser um patriota, mas que divulgou as informações secretas pois considerava que havia exageros cometidos pelo país.

– Incêndio que matou duas mulheres e uma criança e deixou 860 pessoas desalojadas em favela do Rio de Janeiro foi provocado por um curto-circuito.

Continua depois da publicidade

– Polícia do Rio de Janeiro abriu inquérito para investigar esquema de venda de sepulturas ilegais em cemitérios.

– Governo lançou um programa nesta segunda-feira para contratar médicos para atuar no interior e nas periferias das grandes cidades e aumentou a duração do curso de medicina em dois anos.

– Medida que obriga estudantes a prestar residência de dois anos na rede pública foi criticada por entidades médicas assim como a dispensa do exame que valida os diplomas de médicos formados em países estrangeiros.

Continua depois da publicidade

– Ex-funcionários da Varig e da Transbrasil protestaram em confinamento contra a redução das aposentadorias de fundo de pensão.

– Ministério Público do Rio de Janeiro vai investigar denúncia de que o governador Sérgio Cabral usaria o helicóptero do Estado para fazer viagens particulares com a família.

– Mais de 50 pessoas morreram e centenas ficaram feridas durante protesto de apoio ao presidente deposto Mohamed Mursi em Cairo, no Egito.

Continua depois da publicidade

– Podem chegar a 50 o número de mortos após explosão de vagões que transportavam derivados de petróleo no sábado no Canadá.

– Piloto da aeronave que explodiu no sábado em São Francisco, nos Estados Unidos, estava em treinamento, de acordo com a Asiana Airlines.

– Morreu no domingo o engenheiro que foi atacado por bandidos na Favela da Maré após se perder.

Continua depois da publicidade

– Polícia ainda não tem suspeitos do responsável por atirar e matar o funkeiro MC Daleste durante um show em Campinas no sábado.

– Quarta vitória de Sebastian Vettel este domingo na Fórmula 1 deixou o alemão mais próximo de seus concorrentes ao título.

– Papa Francisco condenou a indiferença com que são tratadas as mortes de imigrantes ilegais que tentam chegar à Europa pelo mar todos os anos.

Continua depois da publicidade