Os resultados da “Marejada: Aventura pelos Mares do Mundo” foram apresentados na manhã desta sexta-feira, no auditório da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu (AMFRI).

Continua depois da publicidade

O evento englobou o Festival Gastronômico do Atlântico ao Mediterrâneo, Expedição Oriente, regata internacional Transat Jacques Vabre, Festival de Música de Itajaí e a feira de negócios World Business Show, entre outras atrações. O investimento total foi de R$ 4,58 milhões, sendo R$ 1,21 milhão via Governo do Estado de Santa Catarina, R$ 2,28 milhões captados junto a iniciativa privada e, R$ 1,09 milhão, investidos pelo município em infraestrutura.

De acordo com secretário executivo do Comitê Central Organizador (CCO), João Luiz Demantova, a composição dos custos ficou dentro do estimado pela organização, que prevê que 50% dos investimentos sejam da setor privado e os 50% restantes do poder público.

– Neste evento o setor público investiu 50,2% dos recursos e a iniciativa privada 48,8%, enquanto no Stopover Itajaí da Volvo Ocean Race, em 2012, o setor público investiu 58% do montante e o privado 42%. Isso prova que estamos trilhando o caminho certo, ao optarmos pelas parcerias público-privadas – ressalta Demantova.

Continua depois da publicidade

O prefeito Jandir Bellini diz que o modelo adotado para a composição dos custos do evento foi um grande acerto.

– Tivemos um excelente volume de público, projeção em todo o planeta e com custos para o município bem inferiores aos que tínhamos apenas com a antiga Marejada, sem contar que com o novo modelo toda a população teve acesso gratuito a todos os eventos – afirma o prefeito.

Exposição na mídia

A regata internacional Transat Jacques Vabre foi o principal evento dentro da “Marejada: Aventura pelos Mares do Mundo”, que reuniu 38 veleiros em quatro categorias – de 40 pés a 70 pés – e garantiu ao município uma grande exposição do nome Itajaí nas mídias nacional e internacional.

Continua depois da publicidade

O evento garantiu mais de 33 horas de veiculação em noticiários nas emissoras de televisão no Brasil, se mensurado apenas o período compreendido entre os dias 11 de outubro e 11 de dezembro.

Números do Festival Gastronômico

Juntos os 18 estabelecimentos movimentaram mais de R$ 1 milhão com a venda de alimentos e bebidas. A maior fatia da movimentação ficou com Boteco Brasil (34,53%), seguido pelo restaurante internacional (25,48%) e pelos pavilhões temáticos Portugal (10,49%), Espanha (10,21%), Itália (6,04%) e França (3,43%). Já os ambulantes responderam pela movimentação de 9,83% do total.

Feira de Negócios

A maior movimentação financeira foi decorrente da realização do World Business Show, feira de negócios que reuniu 93 expositores (39 no piso térreo e 54 no primeiro piso do Centreventos de Itajaí) dos segmentos da construção civil, imobiliária, comércio, logística, arte e artesanato, além de prestadores de serviços em diversas áreas. O montante de negócios gerados pelo evento, segundo a Pathros Negócios, empresa realizadora da feira, atingiu a marca dos R$ 50 milhões. Já a geração de empregos durante os dias do World Business Show e em decorrência da feira foi de 700 empregos diretos e indiretos.

Continua depois da publicidade

Festival de Música

O Festival de Música Cidade de Itajaí, inserido na programação da “Marejada: Aventura pelos Mares do Mundo” contou com 136 apresentações artísticas e musicais, 56 grupos musicais, cinco bandas marciais e sete shows nacionais, além das já tradicionais oficinas de música, consideradas a essência do evento. Segundo a organização do evento, a grande maioria dos artistas que se apresentaram é da cidade de Itajaí e região.

Entretenimento

No segmento, 26,4 mil pessoas assistiram ao Cinema 3D, 7,48 mil pessoas estiveram no Planetário Digital, 31,3 mil visitantes participaram das ações educativas do Espaço SESC e 6,6 mil pessoas participaram das atividades artísticas do projeto Contém Cultura, além dos visitantes que passaram pela “Aventura pelo Mundo das Letras” e “Aventura pelo Mundo das Cores”, ações voltadas à literatura e artes plásticas. A mini-cidade “Marejópolis – Educação para o Trânsito” recebeu 20,69 mil motoristas mirins e 16,3 mil visitantes acessaram a exposição Itajaí antigo.

Sustentabilidade

O programa de sustentabilidade destinou 20,5 toneladas de resíduos para reciclagem e recolheu 1,6 mil litros de óleo de cozinha usado. As atividades de educação ambiental contaram com a participação de 11 mil crianças em idade escolar. Com relação ao programa VIP Solidário, 4,5 mil pessoas se cadastraram, gerando uma receita de R$ 110 mil, distribuídos a 17 entidades participantes.

Continua depois da publicidade

Troca de Comando

Ainda na manhã desta sexta-feira o então presidente do CCO, Amílcar Gazaniga, comunicou seu afastamento da coordenação dos grandes eventos na cidade e passou o comando para Alexandre Antonio dos Santos, diretor Administrativo e Financeiro do Porto de Itajaí.

Para o novo presidente do Comitê Central Organizador, o modelo adotado por Gazaniga será mantido e o trabalho já iniciou, com a realização do Stopover Itajaí 2015.