Por causa do horário de verão, que começou no último domingo nos Estados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os primeiros resultados do segundo turno das eleições para a Presidência da República só começarão a ser divulgados às 20h (horário de Brasília) pelo Tribunal Superior Eleitoral. Isso porque os números só podem ser conhecidos depois que todos os Estados finalizarem a votação. Acompanhe aqui a apuração para a Presidência da República.

Continua depois da publicidade

Com a adoção do horário de verão, o Acre ficou com três horas a menos em relação ao horário oficial e terminará a votação às 20h de Brasília. Os resultados de pesquisas de boca de urna também só poderão ser tornados públicos a partir das 20h.

Mesmo com alteração, o período de votação não será alterado, ou seja, permanecerá das 8h às 17h, obedecendo o horário local. Os resultados do segundo turno para governador nos 13 Estados e no Distrito Federal começarão a ser divulgados logo após o término da votação em cada Estado (17h, pelo horário local).

AO VIVO: acompanhe a movimentação do segundo turno

Continua depois da publicidade

Acompanhe a apuração em tempo real para o governo do RS

Acompanhe, a partir das 20h, a apuração para presidente

Os Estados do Nordeste, além do Tocantins, do Pará e do Amapá, que não adotam o horário de verão, estão com uma hora a menos em relação a Brasília. Em Roraima, Rondônia e na maior parte do Amazonas, a diferença atualmente é de duas horas a menos em relação ao horário oficial. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde o horário de verão é adotado, estão com uma hora a menos. Por causa do fuso horário e do horário de verão, o Estado do Acre e parte do Amazonas têm três horas a menos em relação a Brasília.

Mantendo a tradição, o site de ZH fará a apuração em tempo real no segundo turno das Eleições 2014. O eleitor poderá acompanhar a disputa voto a voto em um site especial. Na página, você poderá saber como está o andamento da disputa presidencial em cada cidade ou Estado, além do consolidado de todo país. Também poderá acompanhar a contagem dos votos na disputa pelo Palácio Piratini e em todos os outros Estados do país onde há segundo turno.

Os dados na página de ZH serão computados assim que começar a contagem de votos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além da apuração ao vivo, a ferramenta oferece alguns cruzamentos de dados, como a distribuição de votos por partidos em cada região do Brasil. Também é possível fazer comparações com dados das Eleições 2010.

Continua depois da publicidade