Eleitores de duas cidades de Santa Catarina foram às urnas neste domingo para escolher o futuro prefeito no segundo turno das eleições municipais 2020. Em Joinville, no Norte do Estado, Adriano Silva (Novo) venceu a disputa contra Darci de Matos (PSD). Já em Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos) saiu vitorioso na disputa em que concorria contra João Paulo Kleinübing (DEM) concorrem ao cargo. O NSC Total acompanha a apuração dos votos e traz os resultados das cidades de Santa Catarina e das principais do país nas Eleições 2020 a partir das 17h.
Continua depois da publicidade
> Ao vivo: acompanhe a cobertura completa do 2º turno das eleições 2020
> Apuração: veja em tempo real a contagem oficial dos votos
A outra cidade com mais de 200 mil eleitores que poderia ter segundo turno é Florianópolis, que reelegeu Gean Loureiro (DEM) em 15 de novembro. Joinville e Blumenau se juntam a outras 55 cidades do país que decidirão o resultado das eleições no segundo turno.
> Acompanhe o resultado das capitais do Brasil no 2º turno das eleições 2020
Continua depois da publicidade
Confira a seguir os detalhes das disputas nas duas cidades de Santa Catarina neste segundo turno:
Joinville

Adriano Silva (Novo) venceu Darci de Matos (PSD) e se elegeu prefeito de Joinville no segundo turno da eleição municipal neste domingo (29). Com a vitória, Adriano se torna o primeiro prefeito eleito do partido Novo no país.
Com 100% das urnas apuradas, Adriano, estreante em eleições, recebeu 145.269 dos votos válidos (55,43%), superando o veterano Darci de Matos, que recebeu 116.793 dos votos válidos (44,57%). Ele agora vai comandar a maior cidade de Santa Catarina pelos próximos quatro anos. A vice de Adriano é Rejane Gambin, também do partido Novo.
Adriano Silva começou a disputa do primeiro turno em quarto lugar nas pesquisas, com 6,6% da intenções de voto, em uma eleição com outros 14 candidatos. Na reta final para o pleito, o candidato do Novo cresceu e conseguiu uma surpreendente ida ao segundo turno com 22,98% dos votos. Darci de Matos, o primeiro colocado, teve 25,30%.
> Apuração: acompanhe a contagem de votos de Joinville
> Veja como foi o debate de NSC TV em Joinville
Continua depois da publicidade
Blumenau

Mário Hildebrandt (Podemos) foi eleito prefeito de Blumenau nas Eleições 2020, neste domingo (29). Ele disputou o segundo turno com candidato João Paulo Kleinübing (DEM) e, às 18h10min, tinha 72% dos votos (78.850), suficiente para desbancar o adversário na disputa e ser matematicamente eleito. A vice é Maria Regina de Souza Soar (PSDB), ex-secretária de Saúde do município.
Hildebrandt é prefeito de Blumenau desde o abril de 2018, quando assumiu a prefeitura após a renúncia de Napoleão Bernardes para concorrer nas eleições daquele ano como candidato a vice-governador.
Até por volta das 18h10min, 72,68% dos votos já tinham sido apurados. Hildebrandt teve a vitória oficializada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esses dados são oficialmente enviados pelo TRE ao TSE e oficialmente confirmados e divulgados pelo TSE.
Na primeira pesquisa contratada pela NSC Comunicação, Hildebrandt saiu em vantagem, com 59,2% dos votos contra 24,7% de João Paulo Kleinübing. Outros 8,8% afirmaram votariam nulo ou branco e 7,3% estavam indecisos. Já no segundo levantamento do Instituto Paraná de Pesquisas, encomendado pela NSC, Hildebrandt apareceu com 61% das intenções.
Continua depois da publicidade
> Apuração: acompanhe a contagem de votos de Blumenau
Outras cidades do país
Em todo o Brasil, eleitores de 57 municípios foram às urnas neste domingo para a disputa de segundo turno. Entre eles, estão 18 capitais,
> Acompanhe o resultado das capitais do Brasil no 2º turno das eleições 2020
Leia também:
> Segundo turno das Eleições 2020: data, prazos e calendário eleitoral
Em site especial, saiba tudo sobre as eleições municipais 2020
O que as eleições de 2020 dizem para as de 2022
Partidos tradicionais de SC perdem prefeituras e abrem espaço a novas siglas
Mais da metade das cidades de SC terão prefeitos de partidos distintos dos atuais
PT e PSL nas mesmas alianças ajudaram a eleger três prefeitos em Santa Catarina