Neste domingo (29) eleitores foram às urnas pela segunda vez e elegeram Mário Hildebrandt (Podemos) como prefeito de Blumenau para os próximos quatro anos. A votação encerrou às 17h em todas as seções da cidade e a vitória do atual chefe do Executivo foi confirmada por volta das 18h10min.
Continua depois da publicidade
> Acesse aqui a apuração do segundo turno em Blumenau
No primeiro turno, todas as mídias das urnas de Blumenau haviam sido contabilizadas até as 18h30min pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Porém, devido a um problema no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o resultado foi divulgado seis horas depois do final da votação.
Como o município do Vale do Itajaí possui mais de 200 mil habitantes, foi necessário o segundo turno das eleições municipais 2020, visto que nenhum dos 12 candidatos a prefeitura alcançou 50% dos votos mais um.
> Crônica: Hildebrandt desbanca Kleinübing e torna-se prefeito sem asterisco em Blumenau
Na primeira votação, em 15 de novembro, Mário Hildebrandt (Podemos) teve 42,53% dos votos válidos (68.222), enquanto João Paulo Kleinübing (DEM) somou 15,56% (24.957). As pesquisas anteriores ao dia da votação mostraram que o atual prefeito possuía uma boa vantagem sobre o ex-gestor municipal.
Continua depois da publicidade
O município possui 247 mil eleitores cadastrados, o terceiro maior número de Santa Catarina. O candidato que contabilizar mais do que 50% dos votos válidos ocupará a cadeira de prefeito da cidade de Blumenau nos próximos quatro anos.
Vereadores eleitos em Blumenau
No dia 15 de novembro, Blumenau definiu os 15 vereadores para os próximos quatro anos; nove deles conquistaram a reeleição.
O que mudou nas eleições 2020?
Além das mudanças pela pandemia do coronavírus, as eleições municipais de 2020 são marcadas por outras alterações. Entre elas está a do fim das coligações partidárias para as eleições proporcionais e as alterações sobre horário do pleito. Confira todas as mudanças no resumo em vídeo com tudo sobre as Eleições 2020.