O varejo catarinense pode comemorar o sucesso das vendas nesse final de 2012. Em um ano difícil para o comércio, o faturamento de Natal subiu 4,34% em relação à mesma data de 2011, segundo a Fecomércio-SC.

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O resultado foi melhor que o do ano passado e chegou perto dos 5% de incremento estimados. Para analistas do varejo, os números indicam a recuperação do mercado de consumo em 2013.

A Fecomércio-SC, que consultou 499 lojas em seis cidades do Estado, identificou que o catarinense gastou, em média, R$ 254,85 com os presentes de Natal. O maior tíquete médio foi o de Joinville, com R$ 436,81 por consumidor, seguido de Florianópolis (R$ 342,44). Quem gastou menos nas compras foram os criciumenses: R$ 145,33.

O gasto médio estadual desse ano foi aproximadamente R$ 10 mais baixo que no Natal passado. Por outro lado, o incremento nas vendas foi maior que em 2011: 4,34% contra 3,89%.

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Ronald Nossig, diretor do Instituto Brasileiro de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), afirma que a disparidade também se confirmou no cenário nacional. Ele explica que um tíquete médio menor, acompanhado de um crescimento maior nas vendas, indica que mais pessoas saíram às compras, levando para casa presentes mais baratos, mais um reflexo da expansão da classe média.

O economista da Fecomércio-SC, Maurício Mulinari, acrescenta que, no primeiro semestre deste ano, as famílias catarinenses se concentraram em quitar dívidas, ao mesmo tempo em que tiveram acesso a taxas menores de crédito.

– Essa maior conscientização com o uso do dinheiro começou a dar resultado agora, no último trimestre de 2012 e nas compras de Natal. Os consumidores recuperaram a sua capacidade de endividamento apontando para um 2013 melhor para o varejo – projeta Mulinari.

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Na pesquisa da Fecomércio-SC, 91% dos comerciantes consultados responderam acreditar no aumento das vendas no ano que vem, enquanto 1% aposta em queda.

O diretor do Ibevar observa que o ano não foi tão ruim para o comércio quanto parece. Segundo ele, não fosse o mercado de consumo, o país teria fechado 2012 com um crescimento negativo do PIB. De acordo com o levantamento do SPC Serasa, as vendas de Natal cresceram 5,1% no país.

Lojas liquidam no pós-Natal

O diretor do Ibevar diz que é a primeira vez em que ele ouve falar de Boxing Day no Brasil. Além da Black Friday americana, a super liquidação após o Dia de Ação de Graças, no final de novembro, o comércio brasileiro resolveu replicar o modelo canadense do Boxing Day, dia de promoções depois do Natal.

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Para ele, enquanto a Black Friday brasileira precisa ser revista, pela quantidade de preços falsos colocados pelas lojas, o Boxing Day é mais fiel ao que já se praticava no país. Nossig explica que as promoções, esse ano, podem ter sido antecipadas, mas continuam com o objetivo de queimar o estoque do Natal. Sinal de os consumidores podem acreditar nos descontos propostos.

Em Santa Catarina, algumas das grandes lojas que estão liquidando são Salfer, Colombo, Casas Bahia, Marisa e Havan.

– O objetivo da promoção pós Natal é baixar preços para reduzir estoque, e essa é uma prática anual da Havan. O diferencial, em 2012, é que não estamos cobrando juros, entrada, ou qualquer taxa para parcelamento em até 10 vezes – afirmou Luciano Hang, presidente da rede Havan.

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