O comportamento das pessoas nesse fim de semana em Florianópolis deve se refletir no número de casos de coronavírus nos próximos dias. A afirmação é do secretário municipal de saúde Carlos Alberto Justo da Silva, o Dr. Paraná, em entrevista ao Notícia na Manhã desta segunda-feira (21).
Continua depois da publicidade
– O resultado de casos confirmados é fruto de ações feitas há 14 dias atrás. Então, o que aconteceu nesse final de semana, de pessoas praticamente entendendo que não tem mais pandemia, que as coisas estão normais, vai aparecer em 14 dias – explicou o secretário.
Ouça a entrevista:
A prefeitura espera mensurar o impacto do transporte coletivo no número e contaminações no mesmo prazo, cálculo adotado mundialmente, conforme Paraná.
Continua depois da publicidade
– De repente, as pessoas acharam que todos esses dados que a gente estava tendo na condução da pandemia, não tinha mais problema e começaram a reduzir o distanciamento social – lamentou.
Com falta de uma vacina para o coronavírus, o secretário apela ao bom senso da população.
– Muita gente está esperando uma vacina, só que a única vacina disponível no momento é o isolamento social, é ele que controla a epidemia, é ele que reduz o número de casos, é ele que faz a sociedade e a cidade voltar mais rapidamente para uma abertura econômica – alertou.