Os eleitores tem até às 17h deste domingo (02) para escolherem os 16 deputados federais que vão representar os catarinenses de 2023 até 2026. O NSC Total vai acompanhar a apuração dos votos em uma página especial. O resultado será divulgado após o fim da contagem oficial dos votos, feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Continua depois da publicidade

Acompanhe a apuração em tempo real das Eleições 2022

Santa Catarina tem 307 candidatos para o cargo de deputado federal nas Eleições de 2022. Ao contrário da votação para presidente, governador e senador, ter a maioria dos votos não garante que um candidato a deputado federal seja eleito. A Eleição deste cargo é feita pelo sistema proporcional. Os votos dos eleitores não vão apenas para os candidatos, mas sim, para seus partidos ou coligações. Dessa forma, a eleição de um deputado federal depende dos votos obtidos por seu grupo partidário.

Quanto ganha um deputado federal?

Além de deputado federal, os eleitores também votam para presidente, governador, senador e deputado estadual. Se necessário, o segundo turno pode ser feito para decidir os cargos de prefeito e governador, que participam do sistema majoritário de eleição.

Continua depois da publicidade

O que faz um deputado federal

Como um deputado federal é eleito

No caso dos deputados federais, receber a maioria dos votos não é suficiente para ser eleito. Os votos da legenda e o número de vagas conquistadas por cada partido na Câmara dos Deputados também são considerados.

A Câmara possui 513 vagas, que são divididas pelos estados e pelo Distrito Federal. Sua eleição ocorre por um sistema proporcional e cada local pode ter de 8 a 70 representantes, de acordo com a sua população.

No vídeo, saiba tudo sobre as Eleições 2022

Leia também

Candidatos de SC com “Bolsonaro” ou “Lula” no nome da urna têm problemas no TRE

Saiba em que os candidatos de SC gastaram R$ 111 milhões durante campanha