Enquanto a prefeitura de Natal-RN corre contra o tempo para finalizar as obras de mobilidade urbana no entorno do Estádio Arena das Dunas, o governo do Estado lançou, no final de março, três licitações para locação de estruturas temporárias – containers, geradores elétricos e outros equipamentos – que serão utilizadas durante os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Continua depois da publicidade

As empresas vencedoras das concorrências, lançadas sob a modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Pública (RDC), devem ser conhecidas nos dias 14 e 15 de abril, quando também serão revelados os valores envolvidos. Por enquanto, os custos vêm sendo mantidos sob sigilo, embora já tenha sido estimado o montante de aproximadamente R$ 40 milhões.

Entre as estruturas e equipamentos que serão locados, estão 127 containers, 33 geradores elétricos, cercas e portões, mobiliários, equipamentos de segurança como scanner tipo raquete, sistema de raio x para malas e bagagens, além der diversos outros equipamentos que serão úteis para garantir acessibilidade e segurança ao evento. Nessa lista, estão passarelas para pedestres, serviços de áudio, vídeo e telecomunicação, escadas, pisos, elevadores, cones, instalações elétricas e hidráulicas, rampas, tendas, equipamentos de combate a incêndios, catracas, etc.

Essa é uma exigência da Fifa para todas as cidades-sede da Copa. No Rio Grande do Norte, as estruturas serão montadas na área externa da Arena das Dunas e a locação será toda financiada pelo governo estadual. A previsão da Secopa é que as montagens dos equipamentos comecem à partir de 20 de abril.

Arquibancadas

Continua depois da publicidade

Além das estruturas que serão montadas fora da Arena das Dunas, o Estado também contratou a locação de 11,7 mil assentos temporários para o estádio. A montagem das arquibancadas já foi iniciada e tem previsão de finalização para o final deste mês. A locação custou exatamente R$ 9.799.989,67.