O resultado dos exames que irão confirmar ou descartar o primeiro caso de ebola no Brasil deve sair em até 24 horas, informou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira.

Continua depois da publicidade

O paciente do qual há suspeita de contágio, vindo de Guiné, está isolado no Instituto Fiocruz, no Rio de Janeiro. A amostra coletada para o exame foi enviada nesta manhã para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, onde será feita a avaliação.

Conforme Chioro, 64 pessoas podem ter tido contato com o homem. Entre eles, os três profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cascavel, onde o paciente recebeu o primeiro atendimento – e dois casais que moravam com o africano. Todos serão monitorados pelo Ministério da Saúde nos próximos 21 dias – que é o tempo de incubação da doença. Os supostos contactantes foram isolados na UPA, mas estavam sendo liberados nesta manhã, conforme um jornal local.

ZH Explica: O que é o vírus ebola

O ministro explicou que o paciente já chegou sem febre (o único sintoma que apresentou) na UPA em Cascavel – ele teria relatado elevação na temperatura durante a quarta-feira. O caso foi informado ao Ministério da Saúde, que acionou todos os órgãos responsáveis e direcionou a transferência do paciente para o Rio de Janeiro.

Continua depois da publicidade

Leia todas as notícias sobre o vírus ebola

Leia as últimas notícias de Zero Hora

Assim que o homem chegou ao Instituto Fiocruz, foi realizado um exame que descartou a possibilidade de malária. Médicos também recolheram uma amostra de sangue, que nesta manhã foi enviada ao Instituto Evandro Chagas, referência internacional em pesquisas de microorganismos e patologias.

O resultado do exame que descartará ou comprovará o primeiro caso de ebola no país sairá em menos de 24 horas.

– Assim que tivermos a liberação do resultado, imediatamente o tornaremos público. Às 18h (desta sexta) faremos uma nova entrevista coletiva, para fazer a atualização das informações necessárias. Mas certamennte não teremos o resultado até lá – disse o ministro.

Ministro da Saúde descarta proliferação de ebola no Brasil

Temor de ebola fecha parte de hospital em Palmeira das Missões

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, independentemente de ser positivo ou negativo, o teste será novamente realizado 48 horas após a primeira coleta de sangue.

Continua depois da publicidade

* Zero Hora