O resultado das vendas de Dia das Mães em Santa Catarina chamou atenção este ano. A queda no faturamento do comércio de 0,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior, registrada pela Pesquisa de Resultado de Vendas da Fecomércio e da FCDL/SC, acende o sinal de alerta para a saúde do comércio no Estado. O resultado, por si só, já é preocupante. Entretanto, se confrontado com a Pesquisa de Expectativa de Vendas para o Dia das Mães, chama ainda mais atenção. Isso ocorre porque os consumidores apresentaram uma intenção de gasto elevada, que cresceu 24,5% em relação ao ano passado.
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Na hora da compra, o otimismo das famílias não se consolidou em aumento das vendas. O comportamento apareceu também na Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, que registrou em março queda de 3,6% no volume de vendas do Estado em relação ao mesmo mês de 2013. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento continua (2,9%), entretanto, aquém dos últimos anos, quando era superior a 8%. Alguns fatores contribuem para isso. Mas o central é o preço dos alimentos e dos serviços.
A renda, apesar de crescer menos, continua em expansão, o que faz com que as famílias continuem otimistas na hora de planejar as compras. No entanto, alimentação e serviços consomem grande parte do orçamento familiar e na atual conjuntura duradoura de elevação desses dois preços a renda disponível para os outros setores do comércio diminui consideravelmente.
O cenário é preocupante. Com um volume de vendas que cresce menos durante o ano e o resultado mais fraco nas datas de maior movimentação, o comércio vê os custos (mão de obra, tributos, logística etc.) aumentarem. Com isso, a conjuntura do setor, maior responsável pela geração de emprego e pelo PIB de SC, já não é mais a mesma de antigamente, requerendo atenção especial das políticas públicas.“
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