Com as votações abertas a partir das 8h nas 105 zonas eleitorais espalhadas pelo Estado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pretende divulgar a lista completa dos mais de 2 mil novos políticos catarinenses às 21 horas deste domingo. Exceção ocorre somente para os candidatos ao executivo municipal das cidades com mais de 500 mil eleitores, e que terão votações em segundo turno.
Continua depois da publicidade
Para dar mais segurança e agilizar o processo eleitoral, o TRE contará com o apoio de policias militares, civis e Federais nas ruas e dentro de colégios eleitorais. Além disso, outras 5.800 novas urnas especiais para a biometria e quatro mil pessoas, entre servidores e técnicos ajudarão na contabilização dos votos em SC.
E faltado menos de uma semana para o pleito 2016, o TRE ainda trabalha nos processos eleitorais de impugnação e julgamentos. De acordo com o presidente do Tribunal, o desembargador Cesar Abreu, as sessões de julgamentos ocorrem, se necessário, até a noite de sábado.
— É compromisso da justiça que o eleitor vá às unas no domingo e tenha consciência de saber se o candidato já teve sua candidatura deferida ou não — afirmou Cesar.
Até às 23h desta segunda-feira 396 candidaturas foram indeferidas. Outros 251 recursos foram julgados e deferidos pela justiça e 118 seguem tramitando dentro do tribunal. Outros 12 registros seguem sem decisão e devem passar pela justiça eleitoral nos próximos dias.
Continua depois da publicidade