A Receita Federal começa a liberar a restituição do Imposto de Renda 2023 para pessoas físicas a partir de 31 de maio de 2023 e tem previsão de depositar o último lote em 29 de setembro. A restituição é uma forma de devolver ao contribuinte os impostos que ele pagou em excesso no ano-calendário de 2022.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Como a restituição segue a ordem de chegada da declaração, quem declara o IR 2023 com antecedência pode receber o pagamento da Receita Federal antes. No entanto, o primeiro lote da restituição é voltado para grupos prioritários.
Para tirar as dúvidas sobre a restituição, conversamos com o contador José Luiz da Silva, conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC).
Leia para saber datas e outras dicas sobre o Imposto de Renda.
Continua depois da publicidade
Imposto de Renda 2023: as principais dúvidas na declaração
Quem recebe a restituição do Imposto de Renda 2023?
A restituição do Imposto de Renda é depositada aos declarantes de acordo com o saldo de impostos pagos no ano-calendário de 2022. É possível saber se você tem valores a receber do governo no momento da declaração.
IR 2023: saiba como fazer uma declaração simples
Quando vou receber a restituição do IR 2023?
A restituição do Imposto de Renda começa a ser depositada a partir de maio e vai até dezembro. A distribuição de lotes obedece uma série de regras. O primeiro lote, por exemplo, é direcionado para grupos prioritários, de acordo com a legislação:
- Idosos acima de 80 anos
- Idosos com mais de 60 anos, com deficiência ou doenças
- Pessoas que tem como maior fonte de renda o magistério
- Pessoas que indicaram Pix para restituição
Na sequência, os lotes seguem a ordem de entrega da declaração. Os lotes previstos pela Receita Federal seguem o seguinte cronograma:
Continua depois da publicidade
Lote IR 2023 e data de restituição
- 1º lote: 31/05/2023
- 2º lote: 30/06/2023
- 3º lote: 31/07/2023
- 4º lote: 31/08/2023
- 5º lote: 29/09/2023
As restituições das declarações feitas em abril são depositadas em maio ajustadas em 1%, que a correção do período, seguindo a taxa Selic.
– Hoje, a restituição vem melhor corrigida do que se fosse investimento em caderneta de poupança –, explica o contador José Luiz da Silva.
Para saber qual será seu lote da restituição do Imposto de Renda, você deve acessar a consulta da restituição 2023 no site da Receita Federal. Para ter acesso a informações mais detalhadas sobre o processamento da declaração, é possível utilizar o canal Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC ou nos aplicativos para celulares e tablets para Apple ou Android.
Continua depois da publicidade
Como antecipar a restituição do IR?
Para quem deseja receber o valor antecipado, há instituições financeiras que concedem empréstimos baseados no recibo de entrega da declaração do Imposto de Renda. No entanto, como é uma operação de crédito, há cobrança de juros. As condições devem ser consultadas nos bancos ou instituições financeiras que oferecem essa possibilidade.
PIX dará prioridade na restituição do Imposto de Renda 2023
Que tipo de investimento reverte em restituição?
Na própria declaração, é possível destinar 3% do imposto devido para o Fundo da Infância e da Adolescência e outros 3% para o Fundo do Idoso. Essa doação é feita na própria declaração; o pagamento deve ser feito até 31 de maio e não pode ser parcelado.
CPF e dados vazados? Saiba o que fazer