O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, disse em coletiva realizada nesta terça-feira que vai seguir o decreto estadual que liberou a partir de hoje o funcionamento das igrejas e templos religiosos e, a partir de quarta-feira, shopping, restaurantes, galerias, centro comerciais e academias.

Continua depois da publicidade

Ele criticou a carreata realizada na segunda-feira, na cidade, pedindo a abertura destes estabelecimentos.

– Enquanto ocorria a carreata nós estávamos falando com o governador que já tinha decidido pela abertura. Tem muitas atitudes que são políticas. Nós estamos agindo por critérios técnicos. Os baixos números e a sensibilização da população colaboraram com essa abertura – disse Buligon.

Em Chapecó, apesar da ressalva da baixa testagem, há apenas seis casos confirmados de coronavírus, cinco suspeitos e 87 casos descartados. Há ainda três confirmados de outros municípios, sendo dois em UTI.

Continua depois da publicidade

Atividades para alunos da rede municipal

Também nesta quarta-feira serão disponibilizadas atividades não presenciais para os alunos da rede pública municipal, segundo a secretária de Educação, Sandra Galera. No site da prefeitura haverá um banner escrito “Sala de Aula”, com links para educação infantil, ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Especializado, onde os pais podem acessar atividades para realizarem com os filhos.

– São atividades de fácil realização e compreensão e que não serão avaliativas para aprovação e reprovação. Separamos duas atividades por semana para não sobrecarregar os alunos e a família. Quem não tiver acesso on line haverá material impresso para ser retirado a partir de quinta-feira, seguindo um cronograma que será divulgado por redes sociais ou cartazes nas escolas, para evitar aglomerações – disse Simone Pedersetti, gerente de apoio administrativo da Secretaria de Educação.

Esses materiais podem ser devolvidos após o retorno das aulas presenciais, que no momento estão suspensas até 31 de maio.

O transporte coletivo também continua suspenso.

Em site especial confira as notícias sobre o coronavírus