Os proprietários de restaurantes de Santa Catarina ainda esperam um crescimento no fluxo de turistas até o fim do verão. Dos 100 empresários entrevistados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina (Abrasel SC), 61% afirmam que o movimento entre 18 de dezembro do ano passado e 2 de janeiro deste ano ficou igual ou maior que no mesmo período do verão passado, mas 72% esperam um incremento ao longo da estação.
Continua depois da publicidade
Algumas dificuldades foram indicadas na pesquisa. Um dos motivos apontados para o movimento abaixo do esperado no fim de ano foram as chuvas. O trânsito e a carência de mão de obra foram apontados como principais problemas enfrentados.
Dos entrevistados, 73% afirmam que foi mais difícil contratar nesta temporada. Pouco mais da metade, 53% da amostra, considerarou que a equipe teve um desempenho satisfatório.
– Como falta de mão de obra é um problema crônico, a maioria dos restaurantes começou a contratação com antecedência, mediante um planejamento. Para contornar essa carência de colaboradores, muitos empreendimentos também admitem pessoas sem experiência e as qualificam no próprio estabelecimento – disse o presidente da Abrasel SC, Fábio Queiroz.
Continua depois da publicidade
Entre os pontos que tiveram melhorias, os entrevistados destacaram a segurança e a divulgação turística.
De 7 a 13 de fevereiro, a Santa Catarina Turismo S/A (Santur) vai fazer um estudo sobre o perfil dos turistas que visitaram o Estado. O resultado consolidado, com informações de hotéis, restaurantes e demais estabelecimentos deve ser divulgado em abril.