O Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) da Trindade não funcionou nessa quinta-feira (21). Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores da UFSC (SINTUFSC) esclareceu que os servidores do RU aderiram à greve. Eles estão reivindicando melhorias na estrutura física e na cozinha. As aulas do Campus Trindade foram suspensas nessa quinta-feira (21).

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O restaurante está paralisando devido à ocupação do comando de greve dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) e do SINTUFSC. Segundo o sindicato, a cozinha do RU foi projetada para servir cinco mil refeições, no entanto, está atendendo dez mil usuários por dia.

Segundo os servidores, a precariedade das condições de trabalho está afetando diretamente a qualidade das refeições ofertadas para os estudantes, além do tamanho das filas. Em nota, o sindicato diz:

“Todos os dias a equipe de cozinha do RU prepara e distribui mais de uma tonelada de carnes, 400kg de feijão, 500kg de arroz, além das outras preparações que compõem o cardápio. Apesar dos esforços da equipe, um bife só ficará macio se houver equipamentos em quantidade suficiente e operando adequadamente. Da mesma forma, só é viável servir uma comida quentinha se os balcões de distribuição estiverem funcionando.”

Continua depois da publicidade

O SINTUFSC esclarece ainda que, para que os alimentos sejam preparados de forma segura, do ponto de vista higiênico e sanitário, é necessário que as instalações da cozinha estejam íntegras e conservadas.

“A sobrecarga das instalações hidrossanitárias e entupimento das tubulações, por exemplo, gera acúmulo de resíduos da produção no chão e extravasamento do esgoto nas áreas de manipulação de alimentos, causando mau cheiro, risco à saúde dos trabalhadores e à segurança higiênico-sanitária dos alimentos”, afirma a equipe.

Além da melhoria na estrutura física do restaurante e da contratação de mais funcionários para lidar com a alta demanda e sobrecarga, os servidores do RU também estão reivindicando a descentralização da unidade do Campus da Trindade. Segundo o sindicato, criar novos espaços para preparar e distribuir as refeições iria proporcionar um melhor atendimento à comunidade e reduzir as filas.

Veja fotos da greve

Continua depois da publicidade

O RU está vinculado à Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (Prae). A pró-reitoria foi questionada se a administração da UFSC tinha conhecimento das reclamações sobre a comida, e se havia algum canal de comunicação onde os alunos pudessem informar estas ocorrências. Ainda não houve resposta. Além disso, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSC reivindicou suspensão das aulas até que o funcionamento do RU retorne.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Como um curso da UFSC se tornou o melhor do Brasil e com “alto padrão internacional”

Greve dos servidores da UFSC completa uma semana com serviços paralisados 

UFSC é eleita segunda melhor universidade federal do Brasil, segundo ranking internacional