Um restaurante no Centro de Itajaí foi interditado após a Vigilância Sanitária constatar desde muita sujeira até pombos dentro de caixas na cozinha do estabelecimento. Uma investigação deve apontar se os animais eram usados como carne nas refeições.
Continua depois da publicidade
Clique aqui e receba notícias do Vale do Itajaí por WhatsApp
A fiscalização ocorreu nesta quarta-feira (17), depois de clientes denunciarem que o local era imundo. Durante a abordagem, os fiscais constataram que a proprietária realmente não seguia as regras estabelecidas em lei sobre higiene, limpeza e manipulação de alimentos. Ela também não possuía os alvarás necessários emitidos pela prefeitura e Corpo de Bombeiros Militar.
Na cozinha, caixas de papelão com pombos vivos foram encontradas. Não havia vestígios de que eles eram usados como alimento nas marmitas produzidas no ambiente, mas a possibilidade será investigada, disse a Vigilância Sanitária. A dona do restaurante teria alegado que as aves seriam de estimação e permaneceu com os animais. Já as refeições foram descartadas.
“Infelizmente não é algo que surpreende, já houve outras denúncias de locais que mantém animais de estimação na área de manipulação de alimentos, como gatos, cachorros e papagaios”, escreveu em nota o órgão fiscalizador.
Continua depois da publicidade
Manter animais no mesmo local em que alimentos são feitos é passível de interdição, reforçou a Vigilância. No caso de quarta, diante dessa irregularidade e das demais, o restaurante foi fechado, mas poderá ser reaberto caso cumpra as exigências que ainda serão listadas pela Vigilância Sanitária. Até a publicação deste texto não havia sido definido se o auto de infração registrado resultaria em multa ou apenas advertência.
Por questão de sigilo, a prefeitura não informou o nome do restaurante e tampouco disponibilizou fotos.