O Restaurante Popular Zilda Arns, no bairro Adhemar Garcia, em Joinville, reserva uma programação especial nesta quinta-feira, 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação. Uma das atrações é a oficina que orienta os participantes a fazer a biomassa de banana. O preparo pode substituir, em receitas, alimentos que provocam alergia, como leite e derivados.
Continua depois da publicidade
Pessoas interessadas podem se inscrever até as 11h30 no próprio restaurante, na rua Alwino Hansen, 65, ou pelo telefone 3804-0154.
A atividade faz parte da Semana Mundial da Alimentação, promovida pelo Restaurante Popular, Secretaria de Assistência Social de Joinville e Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean). O tema deste ano é agricultura familiar.
Das 10h30 às 14 horas, agricultores de Joinville que fornecem alimentos para o Restaurante Popular vão expor produtos, e acadêmicas dos cursos de nutrição do Bom Jesus/Ielusc e da Católica de Santa Catarina estarão medindo o Índice de Massa Corporal (IMC), uma das fórmulas para detectar o excesso de peso, além de orientar sobre hábitos saudáveis. Alunos de escolas municipais também farão apresentação de dança e de trabalhos sobre alimentação saudável.
Para fechar a Semana, nesta quinta-feira, o curso de gastronomia da Univille promove no Shopping Mueller uma oficina para crianças abordando alimentação saudável. Será no espaço Mueller Gourmet, na praça de alimentação, às 19 horas. Inscrições gratuitas pelo telefone (47) 3451-8272.
Continua depois da publicidade
O Dia Mundial da Alimentação é celebrado há mais de vinte anos no dia 16 de outubro. No Brasil, a celebração é ampliada para a Semana Mundial da Alimentação, ocasião em que vários órgãos públicos, privados e entidades promovem iniciativas relacionadas ao tema proposto.
O Dia Mundial da Alimentação marca a criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cujo objetivo é elevar os níveis de nutrição e de desenvolvimento rural, bem como, um maior esforço voltado à erradicação da fome e da desnutrição e fortalecer a consciência política sobre o problema da fome no mundo.
Desde 2005, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Joinville promove a Semana Mundial da Alimentação, que tem por objetivo reunir as diversas instituições que trabalham na promoção de segurança alimentar e nutricional e que atuam na defesa do direito humano à alimentação adequada de forma sustentável e permanente.