Um restaurante foi multado por descartar esgoto a céu aberto em Florianópolis. O caso ocorreu em um estabelecimento localizado no bairro Saco Grande durante a fiscalização de agentes sanitaristas. Também foram multadas casas suspeitas de jogar esgoto diretamente no mar, no bairro José Mendes.

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Segundo o município, na ocasião, foi identificado que a caixa de gordura do restaurante estava com problemas de vazamento a céu aberto. Com isso, os fluídos escorriam para a rede fluvial. Durante a fiscalização, os agentes orientaram os responsáveis sobre como proceder para resolver o problema.

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Os donos foram notificados e orientados para fazer a limpeza imediata do sistema de esgoto da estrutura para que os efluentes não extravasem para a superfície novamente. Eles também devem fazer a manutenção frequente do local, para evitar que o problema volte a acontecer. O prazo para correção é imediato.

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Durante a fiscalização também foram intimados moradores de casas na rua José Maria Luz. De acordo com a denúncia, os imóveis de um único terreno estavam lançado esgoto diretamente no mar. O descarte ocorria por meio de uma praia, que existe no bairro. Após a comprovação, os responsáveis foram notificados, tanto pela vigilância quanto pela Floram.

Ação encontra 13 imóveis com irregularidades

Ao menos quatro bairros da Capital receberam as equipes de inspeção sanitária do Floripa Se Liga na Rede na quinta-feira (23): Saco dos Limões, Costeira do Pirajubaé, Capoeiras e Itaguaçu.

Foram registradas irregularidades em ao menos 13 estruturas sanitárias dos imóveis, como a ausência de caixa de gordura, conexão parcial com a rede de esgoto sanitário, esgoto ligado à rede pluvial, falta de conexão com a rede de esgoto e tubulação de água pluvial conectada à rede de esgoto sanitário.

Segundo o protocolo, depois da visita, são preenchidos documentos de regularização pelos agentes técnicos e entregues aos moradores responsáveis pelo imóvel. No texto há orientações, prazos e contatos da equipe técnica. Um manual de orientação também é entregue às famílias.

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Para conserto de irregularidades consideradas comuns, são estipulados 30 dias para o conserto. Já para registros de esgoto despejados na rede pluvial, o prazo é de 15 dias para correção. Depois disso, os responsáveis são orientados a fazer contato com os técnicos novamente para solicitar o retorno e nova avaliação.

A Blitz Sanear e o Floripa Se Liga na Rede são serviços realizados por meio da parceria entre a prefeitura e a Casan.

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