A alteração de nomes de restaurantes cadastrados na plataforma de delivery iFood causou prejuízos. Em Blumenau, um empresário estima ter perdido cerca de R$ 3 mil após a ação. O estabelecimento dele teve o nome mudado para “Vacina Mata” no aplicativo. Segundo a plataforma, o problema foi ocasionado por uma funcionária de uma prestadora de serviço que tinha permissão para ajustar informações cadastrais. 

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A empresa possui restaurantes cadastrados na plataforma. Segundo o responsável, por volta das 19h alguns clientes passaram a ligar e informar sobre o nome “diferente e ofensivo”. Após verificar o aplicativo, a empresa fechou todos os restaurantes e relatou o problema ao iFood.

Devido ao erro, o empresário de Blumenau teve mais de R$ 3 mil de prejuízo só em logística. Isso porque ele estava com uma promoção em andamento no aplicativo de vendas, com lanches por R$ 0,99 e R$ 4,99.

Esperando alta demanda na noite de feriado de Finados, a empresa contratou mais 10 entregadores exclusivos, além dos 20 fixos, com pagamento de diária e taxa. A alta demanda, porém, não se confirmou e o restaurante precisou fechar depois do erro.

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O restaurante também teve prejuízo com as vendas. Isso porque, normalmente, comercializa 300 pedidos durante à noite com o valor médio de R$ 27, totalizando uma receita de R$ 8 mil. Com o fechamento, a empresa recebeu cerca de quatro pedidos durante todo o funcionamento.

O estabelecimento de Blumenau tem um contrato de exclusividade com o iFood, que mandou uma notificação sobre o ocorrido na manhã desta quarta-feira (3), quando os serviços estavam normalizados.

Um consultor da plataforma está em contato com o estabelecimento parceiro para explicar a situação.

Uma reunião será feita na tarde desta quarta-feira para tentar viabilizar uma solução. O restaurante não tem intenção de processar o iFood, mas busca uma solução para o prejuízo.

iFood descarta ataque hacker

O iFood se manifestou na madrugada de quarta-feira após 6% dos restaurantes da plataforma apresentarem adulteração no nome com frases pró-Bolsonaro. A empresa descartou um ataque hacker e disse que o problema foi ocasionado por uma funcionária prestadora de serviço da plataforma.

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Contudo, a nota publicada em uma rede social não cita se a empresa fará o ressarcimento dos empresários afetados pela ação. A reportagem do Diário Catarinense questionou a empresa por meio de sua assessoria, mas não obteve retorno.

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