Muitos restaurantes de Santa Catarina têm ambientes, vistas e pratos fotogênicos. Contudo, alguns primam e se sobressaem nesse quesito, aliando-o ao sabor. O bistrô Santa Marta, em Florianópolis, é um desses lugares.

Continua depois da publicidade

A estética dos pratos é um atrativo a parte. Três pessoas tomam conta da cozinha, sendo que uma é responsável apenas pela finalização. Milene Branco é quem faz os clientes degustarem com os olhos.

– Tomamos realmente muito cuidado com a estética dos pratos. Todos levam uma finalização meticulosa – diz.

Para fazer jus a esse apreço, no ano passado a casa contratou o italiano Tommy Ilai para fotografar os pratos. Além de amigo dos proprietários o fotógrafo, que já trabalhou para a Armani, passava férias no Brasil quando foi convidado. O resultado foram imagens de delícias feitas para comer com alta fruição visual.

Continua depois da publicidade

Entre as receitas mais fotogênicas estão o Jardim de Cogumelos (R$ 54 para duas pessoas) e a Lagosta da Conceição (R$ 110 por pessoa). O primeiro consiste em uma entrada de mix de cogumelos frescos, feitos em manteiga temperada e areia do jardim (azeitonas pretas desidratadas e maceradas). O segundo é um filé de lagosta em manteiga de ervas, acompanhado de purê de abóbora, lagostins e cogumelos frescos.

Todos os pratos do Santa Marta levam muita manteiga, lembrando pratos da culinária francesa, ou azeite, dando um toque mais mediterrâneo. Alguns pratos são decorados com flores comestíveis.

Com apenas três anos e um cardápio com 11 pratos principais, o bistrô conta com oito mesas e atende até 20 clientes em uma noite. Por conta do espaço restrito, os atendimentos são apenas com reserva.

Continua depois da publicidade

Rua Laurindo Januário da Silveira, 1350, Canto da Lagoa, Florianópolis

Horários: de segunda a sábado das 20h à 0h

Reservas: (48) 9916-0768