A fila quilométrica do lado de fora do restaurante dá uma dimensão do sucesso de um estabelecimento localizado em Criciúma, no Sul de Santa Catarina. No cardápio, bobó de camarão, lasanha, tainha e casquinha de siri. Na condução, uma vovozinha simpática e que tem conquistado seguidores de todo o Brasil.
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O “Cantinho da Vovó” ficou famoso na internet com vídeos, apresentados por Maria Cristina Mendes, que mostram o cardápio do dia. Em uma das publicações, que já acumula 6 milhões de visualizações, ela apresenta o típico almoço de domingo com macarronada, camarão internacional e tainha assada, enquanto o sobrinho, Gustavo Patrício, comenta as delícias.
Veja o vídeo
Mas a história do restaurante começa muito antes do sucesso dos vídeos. Segundo Gustavo, que é um dos proprietários, o estabelecimento surgiu do sonho da sogra, Maricelma Mendes, de montar um negócio próprio após atuar anos no ramo gastronômico.
— Minha sogra sempre falava: vamos colocar um restaurante. Eu trabalhava em um banco na época e vários clientes comentavam que adoravam o tempero da comida dela, quando ela atuava em outros lugares. Enquanto isso, ela sempre ali comigo, insistindo para ter algo — relata.
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Foi em 2018 que o sonho começou a tomar forma com a abertura de um x-salada. Com o passar dos meses, o negócio da família expandiu e no final de 2019, o restaurante foi aberto na Avenida Centenário, no bairro Pinheirinho, em Criciúma.
— Começamos com um x-salada em 2018, mas o objetivo sempre foi um restaurante. Depois nós adquirimos um buffet e começamos a oferecer marmitinha, tanto que nosso primeiro cliente foi uma pessoa em situação de rua. Depois foi pro marmitex e um ano depois a gente foi para um lugar maior — relembra Gustavo.
Pandemia e o início dos vídeos
No entanto, a pandemia da Covid-19 trouxe dificuldades ao negócio. Sem a presença dos clientes, a família passou a contrair dívidas para manter o negócio.
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— O negócio ficou difícil e quase falimos. A gente teve que se endividar para manter a porta aberta. Nós só não passamos fome, porque tinha a comida do restaurante — salienta.
Em meio aos problemas financeiros, Gustavo criou estratégias para trazer visibilidade ao restaurante. Por isso, passou a fazer vídeos do buffet afim de atrair a clientela, sem a aparição da “vovó”, algo que só aconteceu após uma publicação de fim de ano.
— A vovó [tia de Gustavo] trabalhava com a gente desde 2019. Ela começou a ficar despachada e no ano passado fizemos um vídeo de fim de ano, agradecendo por tudo, e fizemos um vídeo de férias. O pessoal começou a falar “a vovó e o cacique [como chamam Gustavo]”, e começou a repercutir em Criciúma — explica.
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Maria Cristina perdeu a vergonha e começou a fazer parte dos vídeos do cardápio, conquistando aos poucos a simpatia do público.
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“Acho que em três pratadas eu conseguiria experimentar de tudo”, comentou uma usuária. Já um torcedor determinou a data que vai visitar o restaurante: “No próximo ano vou assistir Criciúma x Vasco e já sei onde vou almoçar”.
— Com os vídeos e a repercussão, houve uma mudança muito grande na quantidade de clientes. Com os vídeos, começamos a pagar as dívidas da pandemia. Muitos já vieram de Florianópolis, Balneário Camboriú, Indaial, Porto Alegre, Tubarão, muita gente de fora. A pessoa já chega falando do vídeo, que viu na internet, além da comida muito boa. Não adianta fazer vídeo e não ser boa [a comida] — explica Gustavo.
Metas incluem pontos turísticos de Santa Catarina
O sucesso foi tanto que em apenas 40 dias o perfil do restaurante em uma rede social já alcançou 155 mil seguidores. Todos os vídeos são gravados sem roteiro, usando apenas do carisma e da inspiração dos idealizadores do perfil, que ainda tentam entender o sucesso.
— Se para mim não caiu a ficha, para as meninas também é a mesma coisa. No Brasil tem gente fazendo caravana para vir [no restaurante]. Paulistas já entraram em contato porque querem conhecer. Um reconhecimento fora do comum, estamos bem felizes — conta Gustavo.
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Dono do restaurante e sobrinho da vovó, Gustavo complementa que a próxima meta é expandir o negócio, além de produzir conteúdo em pontos turísticos de Santa Catarina, para também fomentar o turismo na região.
— As metas são levar a tia para Beto Carrero e até usar essa fama para mostrar atrativos turísticos daqui, assim como expandir o negócio — diz.
Confira fotos do local
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