O nome oficial é Doutor Aderbal Ramos da Silva, mas pode chamar de Ressacada. Localizado no Sul da Ilha de Santa Catarina, o estádio recebe no domingo, às 16h, Avaí x Chapecoense pela final do Campeonato Catarinense 2019. Depois de nove anos, o espaço terá novamente um time levantando a taça de campeão. Isso porque as decisões de 2012, contra o Figueirense, e de 2017, frente a mesma Chape, tiveram o Leão como mandante nos jogos de ida. Por isso, o último título estadual comemorado no local foi azurra, em 2010, diante do Joinville.

Continua depois da publicidade

O local surgiu após o Avaí se desfazer do Adolfo Konder, conhecido como Campo da Liga e onde fica atualmente o Beiramar Shopping. Em 1980, a diretoria azurra trocou o terreno por outro no bairro do Carianos. O estádio foi batizado de Doutor Aderbal Ramos da Silva em homenagem ao ex-governador entre 1947 e 1951 e torcedor do clube, mas virou Ressacada por estar situado numa localidade antes popularmente chamada com o mesmo nome. A inauguração foi em 15 de novembro de 1983, quando o Leão foi goleado pelo Vasco, por 6 a 1.

Líder da primeira fase, o Avaí tem o direito de mandar o jogo único da final. E isso tende a ser positivo, pois o Leão jamais perdeu uma decisão atuando em casa. Desde a inauguração da Ressacada foram seis duelos decisivos e todos como o mesmo destino: festa dos azurras após o apito final. Isso ocorreu quatro vezes no Catarinense (1988, em cima do Blumenau, 1997, diante do Tubarão, e 2009, frente à Chapecoense) e outra pela Série B do Estadual (1994, contra o Hercílio Luz). O local ainda recebeu outras seis decisões.

A Ressacada também já recebeu jogos da Seleção Brasileira. Em 1994, na preparação para a Copa do Mundo dos Estados Unidos, os brasileiros venceram por 3 a 0, em partida que teve o primeiro gol de Ronaldo pela equipe. Antes, o local foi palco da goleada por 4 a 1 sobre o Equador, em 1987. Em 1996, o time olímpico do Brasil venceu a Dinamarca por 5 a 1 antes da Olimpíada de Atlanta. O recorde de público foi registrado na final do Catarinense de 1988, contra o Blumenau, que teve 32 mil torcedores – 25 mil pagantes.

O maior público na Ressacada em jogo envolvendo Avaí e Chapecoense aconteceu em 12 de outubro de 2013, quando 17.108 torcedores estiveram presentes para acompanhar a vitória do Verdão do Oeste por 2 a 1 pela Série B do Brasileiro. Naquele dia, Cléber Santana anotou o gol do Leão, enquanto que Tiago Luís e Fabinho Gaúcho fizeram os tentos do time de Chapecó. A meta é colocar, na decisão deste ano, pelo menos a mesma quantidade de torcida, pois a atual capacidade do estádio é de 17,8 mil espectadores.

Continua depois da publicidade

Considerando apenas os confrontos entre Avaí e Chapecoense na Ressacada, os donos da casa têm ampla vantagem. Foram 55 jogos, sendo 29 vitórias azurras contra 13 triunfos do Verdão. As equipes ainda empataram outras 13 partidas. O Leão anotou 85 gols, e o time do Oeste fez 39. O capítulo de número 56 será no domingo, quando a taça estadual estará em disputa.