Neste fim de semana, a ressaca destruiu parte da orla da praia de Balneário Piçarras, no Litoral Norte de Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil, a erosão marítima foi registrada em dois momentos neste domingo (21): a primeira vez ocorreu por volta das 5h30; a segunda vez – como o solo já estava danificado – acabou destruindo parte do deck montado ao longo da orla na parte Norte da cidade.
Continua depois da publicidade
— Desde sábado estávamos em alerta por causa das condições do mar. No domingo, a erosão marítima atingiu o deck danificando bastante a estrutura — explica Carlo Krug, coordenadora da Defesa Civil do município.
Segundo a coordenadora, uma equipe ainda calcula os prejuízos causados pela ressaca. No entanto, um levantamento preliminar feito na cidade demonstra que a erosão atingiu cerca de mil metros de extensão de orla com buracos de dois a três metros de profundidade. Diretamente, nenhum morador ou comerciante foi atingido pela ressaca.
O decreto da situação de emergência será avaliado durante reunião a ser realizada na manhã desta segunda-feira (22), em reunião entre a prefeitura, Defesa Civil e outros órgãos municipais. Conforme Carla, a erosão marítima geralmente é registrada nas cidades vizinhas, como Barra Velha e Penha. O município também estuda a construção de três molhes em Piçarras, isso ajudaria a diminuir o choque causado pelas ondas na orla da praia.
O local atingido pela ressaca está sinalizado e isolado por faixas. A população deve ficar atenta aos riscos de acidente e não ultrapassar o isolamento. Além disso, como medida de segurança, os postes de iluminação no trecho foram desligados para evitar curtos circuitos.
Continua depois da publicidade
— A região atingida já está sinalizada com fita zebrada. É fundamental que a população respeite a sinalização, para evitar acidentes — completa Carla.